As eleições para os Comitês Editorial e de Programação (Comep) e de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão abertas e seguem até o dia 28 de novembro. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) participa do pleito com candidaturas que reafirmam seu compromisso histórico com a defesa da comunicação pública, democrática e inclusiva no Brasil.
Os dois comitês desempenham papéis fundamentais no fortalecimento do caráter público da EBC. O Comep tem a missão de zelar pela aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, enquanto o CPADI assegura a representatividade social e a promoção da diversidade nas diretrizes da programação.
Na avaliação da FENAJ e dos Sindicatos, o Comep foi uma conquista da sociedade civil para a retomada do controle social da empresa pública de comunicação. Apesar de atribuições tímidas, é um passo para retomar a participação na EBC após a extinção do Conselho Curador em 2016, pelo governo golpista de Michel Temer e dos ataques do governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
Candidaturas da FENAJ
A FENAJ apresentou chapas para o segmento de Entidades da Sociedade Civil de Defesa do Direito à Comunicação em ambos os comitês:
- Comep:
- Valdice Gomes (titular), secretária de Gênero, Raça e Etnia, e Rafael Mesquita (suplente), secretário de Mobilização da FENAJ.
- Moacy Neves (titular), primeiro secretário, e Samira de Castro (suplente), presidenta da FENAJ.
- CPADI:
- Samira de Castro (titular) e Moacy Neves (suplente).
Além disso, os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e de São Paulo (SJSP), com o apoio da FENAJ, apresentaram uma candidatura unificada para a vaga de representação sindical no CPADI, com Cibele Tenório (SJDF) e Márcio Garoni (SJSP) como candidatos.
Importância da Participação
A votação é aberta a todos os cidadãos brasileiros, que podem participar por meio da plataforma Brasil Participativo.
- No CPADI, é possível votar em até três segmentos.
- No Comep, o voto é único.
A FENAJ destaca que o fortalecimento dos comitês é essencial para garantir o controle social, a pluralidade e a inclusão na comunicação pública. “Este é um momento estratégico para reafirmarmos o protagonismo da categoria na construção de uma comunicação que represente a diversidade da sociedade brasileira”, afirma Samira de Castro, presidenta da FENAJ.
Para Valdice Gomes, a eleição é uma oportunidade de fortalecer a EBC como um espaço de comunicação plural, democrático e inclusivo. “Contamos com o apoio de todas e todos para avançar neste projeto essencial para a sociedade brasileira”, acrescenta.
CONHEÇA NOSSAS CANDIDATURAS
Márcio Ribeiro Garoni é jornalista na TV Brasil/EBC e diretor de Ação Sindical do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) na gestão 2019-2022, período em que contribuiu com o relatório anual Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela entidade.
Valdice Gomes é jornalista profissional graduada pelo Centro Universitário Cesmac. É secretária de Gênero, Raça e Etnia da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); representante da FENAJ na Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) e da Conajira na Articulação pela Mídia Negra. É editora da Coluna Axé, publicada semanalmente, há 16 anos, no Jornal Tribuna Independente (AL), e integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal). É também coordenadora geral do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. conselheira suplente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).
Rafael Mesquita é mestre e doutorando em Comunicação pela UFC, é assessor de comunicação do Sistema OCB/CE e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Também atua como diretor da Secretaria de Mobilização Salarial da Fenaj. Com experiência no movimento sindical, já trabalhou na Fetamce, Sindiute, Sindifort, Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza, além de projetos ligados à educação, comunicação e à população LGBTQIA+.
Moacy Neves é Jornalista, formado pela Facom-UFBA, com 29 anos de atuação profissional. É Assessor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz). Trabalhou em redações de jornais e rádios, além de assessorias parlamentar, pública, empresarial e no terceiro setor. Foi diretor de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) na gestão 2007-2010. Eleito presidente da entidade para o mandato 2019-2022, reeleito para o período 2022-2025. É 1º secretário da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). É membro do Conselho Estadual de Comunicação (2021-2024).
Samira de Castro é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e integrante do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Integra o Conselho Consultivo da Rede Internacional de Jornalistas com Visão de Gênero e Raça (RIPVG – Brasil). Foi presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019). Foi conselheira titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE) por dois mandatos (2013-2016 e 2016-2019). Atualmente licenciada para mandato sindical, é redatora do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997, já tendo exercido o cargo de subeditora de Economia e repórter especial. Figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.
Cibele Tenório é doutoranda e mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB). Jornalista da EBC, atualmente produz e apresenta o programa “Festa do Disco” na Rádio Nacional. É diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF) e do Comitê Pró- Equidade de Gênero e Raça da EBC.