Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

EBC: Secom reabre discussão do PCR e jornalistas suspendem greve

Ministro Paulo Pimenta promete negociação imediata e sindicatos vão apresentar novos estudos; tramitação de proposta é paralisada
Redação

A histórica greve de jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que completou 8 dias consecutivos nesta quinta-feira (10), assegurou uma possível revisão do Plano de Cargos e Remunerações (PCR) da empresa, atendendo parcialmente à revindicação da categoria. Com isso, os/as mais de 300 jornalistas da EBC decidiram suspender temporariamente a paralisação, em um gesto de confiança à palavra do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), após reunião na tarde desta quarta-feira (9), no Palácio do Planalto, com representantes sindicais.

Em assembleia nacional unificada, a decisão unânime foi pelo retorno ao trabalho a partir da 0h desta sexta-feira (11). Uma nova assembleia nacional, que pode retomar a greve, está marcada para o dia 22 de outubro.

No encontro com Paulo Pimenta, os/as jornalistas reafirmaram que a proposta de novo PCR da empresa é discriminatória com as categorias de nível superior que possuem jornada de trabalho diferenciada. As perdas na tabela salarial dos jornalistas partem de 12%, em relação as demais carreiras de nível superior, desfazendo a isonomia atualmente existe no salário-base.

Em resposta, Pimenta disse que *a análise do PCR foi suspensa*, após reunião com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ocorrida na segunda-feira (8), que também contou com as participações da secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), Elisa Leonel, do MGI, e do diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

A suspensão da análise é para que os sindicatos de jornalistas apresentem informações adicionais, que serão incorporadas à proposta. O ministro da Secom não quis se comprometer explicitamente com a isonomia nas tabelas salariais de nível superior, mas garantiu que vai “conversar com todas as partes e resolver” o impasse.

Na avaliação das entidades sindicais, a sinalização do ministro é um passo importante e um reflexo da força e do peso político do movimento de jornalistas da EBC, que reverteu a intransigência inaceitável da direção da EBC e conquistou diversos apoios públicos relevantes.
Apesar da suspensão do movimento paredista, o estado de greve segue mantido e a categoria poderá cruzar os braços novamente, caso não haja avanços na negociação prometida.
Seguiremos vigilantes e em estado de permanente mobilização pelos direitos históricos dos/as jornalistas!
Sindicatos dos/as Jornalistas do DF, SP e RJ

Atenção: o PCR não está em risco! Há recursos para todos!

A luta dos jornalistas para manutenção da isonomia das tabelas salariais não afeta as conquistas dos radialistas. Pelo contrário, amplia as conquistas pra todos que ingressaram para cargos de ensino superior.

O orçamento da EBC para 2025 (o PLOA) já contempla os reajustes previstos no PCR, além de ainda possibilitar novas conquistas no ACT. Basta que o governo aprove o orçamento disponível para o PCR na SEST.

A EBC prevê R$ 78 milhões para o PCR. A ampliação em R$ 8,5 milhões dos recursos pra isonomia dos jornalistas é compatível com o orçamento e não ameaça nenhuma conquista dos Sindicatos dos Radialistas pra sua categoria. Falta a Lei Orçamentária ser aprovada pelo Congresso, mas o governo já a definiu.

Também ressaltamos que é do interesse dos jornalistas que o PCR tenha uma tramitação célere e, de fato, seja implementado, como sempre afirmamos à empresa e ao governo. Faremos todos os esforços ao nosso alcance para entregar a documentação solicitada pela SEST ainda na próxima semana.

Não caia no divisionismo desejado pela diretoria da EBC. Precisamos estar unidos para conquistar avanços no ACT, que vence no dia 31. Vamos juntos, respeitando uns aos outros, garantindo melhorias pra todos.

Sindicatos dos Jornalistas do DF, Rio e SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo