Os jornalistas da EBC, reunidos em assembleia no dia 10 de outubro de 2024, estendem solidariedade às trabalhadoras e trabalhadores da Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da Rádio e TV Cultura, que no mês passado demitiu mais de 100 pessoas, sendo a maior parte contratada como pessoa jurídica.
Pelo menos oito programas foram suspensos da programação da emissora pública de São Paulo. De acordo com a FPA, o contingenciamento do orçamento de custeio da fundação seria o motivo dos cortes e demissões em massa. Jornalistas e radialistas da RTV Cultura iniciaram uma forte mobilização contra esse cenário de precarização das condições de trabalho e a política de sucateamento da RTV Cultura.
Apoiamos a luta dos colegas da RTV Cultura, uma das mais antigas e importantes emissoras públicas do País, que cumpre importante papel para a educação e o interesse público da sociedade. Como outras empresas públicas de comunicação, ela vem tendo seus trabalhadores desvalorizados nos últimos anos, e somente a resistência coletiva é capaz de fazer frente a essa precarização. Estamos juntos pelo fortalecimento da comunicação pública!
Jornalistas da EBC
10 de outubro de 2024