O documentário LIBERDADE NÃO É SÓ JAPÃO irá estrear em sessão única no 16 de dezembro (sábado), às 18h, no Cine Satyros Bijou; após a sessão haverá um bate-papo com participantes do filme. No domingo (17/12) às 16h, o filme será lançado online no canal do YouTube do Instituto Tebas de Educação e Cultura.
Produzido pelo Instituto Tebas e pela Esquisito Filmes, o doc sintetiza a aula pública realizada em 23/09 na Praça da Liberdade junto à estátua da Madrinha Eunice, fundadora da Escola de samba Lavapés, que uma semana antes (dia 17/09) tinha sofrido uma agressão – a montagem de um imenso palco do Festival de Cultura Geek em cima dela.
A realização da aula pública foi fruto de uma aliança inédita entre a Organização da 20a Marcha da Consciência Negra, do Movimento dos Aflitos e do Coletivo Amarelitude – Projeto Camélia.
Pessoas negras, indígenas e amarelas se manifestaram contra as tentativas de imposição de uma história única para a Liberdade – na qual o bairro seria unicamente japonês, afirmando a diversidade étnica e cultural de seus moradores e ocupantes. Frente as tentativas de apagamento do protagonismo negro-indígena no bairro – mudança do nome da estação do metrô para Japão-Liberdade, abalo na estrutura da Capela dos Aflitos causado pela construção irregular de um shopping, processo elitista na construção do Memorial dos Aflitos – Liberdade não é só Japão celebra a aliança histórica entre ativistas negros, indígenas e amarelos na região.
Serviço:
Estreia: dia 16 de dezembro, sábado, às 18h, no Cine Satyros Bijou.
Após a sessão haverá um bate-papo com participantes do filme.
Entrada gratuita
Acessibilidade: legendas em português
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, nº 172 – Consolação, São Paulo – SP.
Lançamento online: dia 17 de dezembro, domingo, às 16h, no canal do YouTube do Instituto Tebas de Educação e Cultura – https://www.youtube.com/@institutotebas1218
Acessibilidade: legendas em português e em inglês
LIBERDADE NÃO É SÓ JAPÃO (Documentário, Full HD, Cor, 42’, 2023
Direção, roteiro, edição e produção: Alexandre Kishimoto
Imagens: João Leoci e Caio Castor
Som Direto: Vítor Hugo Ishizuka Sugawara e Alexandre Kishimoto
Música: Também Conhecido como Afro Samurai Remix (Yannick Hara, Dieguito Reis e Nego Petrus) Beatmaker: Beatmonk aka Paulo Junior
Graffiti: Rodrigo Sansei
Título em japonês: Ana Kinukawa
Tradução das legendas: Henrique Yagui Takahashi e Michael Amoruso
Realização: Esquisito Filmes e Instituto Tebas de Educação e Cultura
Parcerias: Organização da 20ª Marcha da Consciência Negra e Coletivo Amarelitude – Projeto Camélia.