Nesta sexta-feira, 20 de outubro, a jornalista Beatriz Backes, trabalhadora na TV Globo da capital, foi roubada enquanto participava ao vivo do telejornal Bom Dia SP. Ela estava sozinha na região da estação da Luz, cobrindo problemas no Metrô, quando uma pessoa passou correndo e levou o celular que a videorreporter usava para fazer a transmissão. Apesar do susto, a Beatriz está bem e felizmente nada mais grave aconteceu com ela.
Lamentavelmente, as emissoras de televisão cada vez mais colocam os trabalhadores em perigo. Ao enviar jornalistas a campo sozinhos, transportando equipamentos e com a responsabilidade de reportar ao vivo sem nenhum tipo de segurança, as empresas expõem seus empregados a situações de imensa vulnerabilidade, correndo riscos de acidentes, roubos e agressões. Tudo para cortar custos e sem respeito nenhum aos trabalhadores. Além de o absurdo acúmulo de funções, muitas vezes imposto a jovens profissionais.
O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo lamenta o caso e dá todo apoio à jornalista.
Nosso Sindicato se opõe firmemente ao desmantelamento das equipes de reportagem, que prejudicam o jornalismo e os profissionais. Reportagem de rua exige equipes com jornalistas e radialistas. À luz do ocorrido, o SJSP reforça a necessidade de união da categoria para lutar contra a flagrante precarização da nossa profissão.