Faleceu na última sexta-feira (6 de outubro), aos 63 anos, o jornalista João Montenegro Filho, o Monte. Estava internado desde o dia 23 de setembro com um quadro de anemia e septicemia e problemas pulmonares.
Formado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, Monte iniciou sua carreira em jornais de bairro de São Paulo, e trabalhou depois na Rádio Independente e jornal O Diário, de Barretos, na Rádio Cultura, e no jornal Folha de Guaíra. De volta à capital, atuou na Rádio Globo-Excelsior de 1986 a 1989 e na TV Cultura em 1988. No final de 1988, ingressou na TV Globo, onde foi chefe de reportagem.
Sindicalizado desde 1988, Monte foi diretor do SJSP nas gestões de Antonio Carlos Fon (1990-1993) e de Everaldo Gouveia (1997-2000). Foi um dos fundadores do coletivo de jornalistas “Sindicato é Pra Lutar!” e atuou no movimento sindical por mais de vinte anos, tendo sido eleito por seus colegas da TV Globo membro da CIPA, por sua reconhecida liderança.
Monte sempre foi gentil, afetuoso e generoso, estimado por colegas tanto no ambiente de trabalho como na atividade sindical. Sua morte precoce causou comoção naqueles que o conheciam. Deixou uma filha, uma irmã e sobrinhos.
A Diretoria do SJSP expressa sua profunda solidariedade aos familiares e amigos do jornalista e lamenta a perda desse profissional tão importante na história da entidade e do jornalismo paulista.