O congresso estadual dos jornalistas abrirá seus trabalhos nesta sexta-feira (4), às 19h, com um ato político realizado no auditório Vladimir Herzog, na sede do SJSP. O evento contará com a presença de profissionais, sindicalistas e autoridades, incluindo o presidente do SJSP, Thiago Tanji; a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas, Samira Castro; Alberto Gaspar, jornalista e atualmente apresentador do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura; Patricia Zaidan, jornalista e psicóloga; João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social; Professor Juarez Xavier, da Unesp/Bauru; Douglas Izzo, presidente da CUT-SP; Bianca Santana, jornalista e escritora, e Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP), entre outros covidados e delegações de entidades sindicais.
“A gente inicia esse 16° Congresso em um momento fundamental para a nossa categoria. Afinal de contas, nós somos talvez uma das profissões mais diretamente afetadas pelas mudanças tecnológicas que presenciamos recentemente, especialmente por conta das plataformas que se apropriam do trabalho jornalístico, onde hoje estão os conteúdos. Isso causa uma crise estrutural no setor da comunicação, como a gente conhecia, pelo menos. Diante disso, a nossa categoria se vê defrontada com demissões, precarização e intransigência dos patrões na hora de negociar. É por isso que é mais importante do que nunca a gente reafirmar a posição do Sindicato como um instrumento de organização da categoria, para a gente se reunir e lutar, e também para podermos dar respostas concretas a esses problemas”, afirma o presidente do SJSP, Thiago Tanji.
Com o tema “Jornalistas e o futuro: trabalho, saúde mental e organização sindical nas novas plataformas de comunicação”, o 16º Congresso Estadual das e dos Jornalistas de São Paulo tem como objetivo reunir a categoria e promover discussões fundamentais acerca de nossa profissão, bem como definir a atuação do Sindicato nos próximos anos.
Durante o mês de julho, o SJSP realizou diversas reuniões preparatórias com jornalistas, ouvindo suas demandas e perspectivas em relação à comunicação no Brasil, além das necessidades específicas para o SJSP. O congresso terá a duração de 3 dias e contará com a participação de 51 delegados e delegadas eleitos em oito reuniões temáticas e em 14 reuniões em locais de trabalho. Os observadores ainda têm a possibilidade de se inscrever até amanhã (2).; Saiba como acessando o link.