Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato promove debate “Petrobrás e a Cobertura da Mídia”, em Santos

Sindicato promove debate "Petrobrás e a Cobertura da Mídia", em Santos


santos petrobras

 

A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas recebeu na noite desta quinta-feira (18), o diretor de relações internacionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes. Ele participou do debate que discutiu a participação da mídia na veiculação dos acontecimentos envolvendo uma das maiores empresas brasileiras: a Petrobrás. Além de Moraes, participaram da discussão o editor da Revista Fórum, Renato Rovai e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Paulo Zocchi. A mediação do encontro ficou por conta do companheiro e jornalista José Eduardo Souza.

Cada participante teve por volta de meia hora para expor sobre o tema. Moraes falou sobre a importância da empresa petroleira e ressaltou os fatores que fazem com que a Petrobrás seja reconhecida internacionalmente, entre eles mercado e tecnologia. “A Petrobrás é símbolo de soberania, industrialização e geração de empregos e por isso interessa às empresas estrangeiras. Defender a Petrobrás é defender a nação”, disse João Moraes.

O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, que atualmente é veiculada apenas pela internet, garantiu que é muito difícil lutar contra o poder dos grandes veículos de comunicação. “A alternativa é informar por meio de outros meios de comunicação, como redes sociais, blogs, vlogs, entre outros”, explicou Rovai.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Zocchi, fez considerações sobre o papel da mídia e como a manipulação de informações pode deturpar a realidade dos fatos. “Lutamos para que exista uma cláusula de consciência em todos os contratos firmados com os jornalistas, inclusive da grande imprensa. Não é raro vermos informações apuradas pelos nossos companheiros sendo usadas de maneira a prejudicar ou beneficiar os interesses do patrão”, lamentou Zocchi.

O debate foi acompanhado por mais de 30 profissionais e representantes da Petrobrás. A organização do debate é uma parceria entre o Sindicato do Jornalistas e a DIÁLOGO E AÇÃO PETISTA (DAP). A ex-prefeita de Santos e deputada estadual, Telma de Souza, esteve presente.

santos1

 

 

 


Fotos: Sandra de Magalhães

Texto de Denise Beatriz Neves, diretora da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo