SJSP negocia com a empresa de Mogi das Cruzes; o compromisso é apresentar uma proposta de pagamento da PLR dos últimos cinco anos para jornalistas da TV e do Jornal.
Após intensas reuniões de negociação entre a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) com os responsáveis pelos Departamentos Jurídico e RH do grupo Mogi News, situado da Grande São Paulo, a empresa se comprometeu a fazer um esforço e apresentar uma proposta para pagamento da PLR referentes aos últimos cinco anos.
Inicialmente, a empresa não queria sequer reconhecer a dívida com os jornalistas. Mas, após insistência do Sindicato, os representantes do Mogi News, enfim, assumiram o compromisso levar o problema para a direção da empresa e apresentar uma proposta no início de fevereiro de 2013.
Segundo José Eduardo de Souza, secretário interino do Interior e Litoral, o Alto Tietê não é mais “terra de ninguém” e a presença constante do Sindicato nas redações já mostra ao patronato que é preciso respeitar a legislação trabalhista e, principalmente, cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho. “Em 2013, vamos intensificar as ações no Alto Tietê e, para isso, precisamos contar ainda mais com apoio e participação da categoria pra denunciar, mesmo que anonimamente, as irregularidades e assim ir cobrando das empresas, inclusive judicialmente”.
As reuniões com a empresa Mogi News tiveram início em meados de 2012, após várias denúncias anônimas de assédio moral e descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho na TV terem chegado ao Sindicato. Em seguida, foram feitos contatos com os jornalistas do jornal e também surgiram, então, reclamações do não pagamento da PLR entre outras irregularidades.