A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) tomou nesta quarta-feira (19) medidas no sentido de garantir a integridade física dos jornalistas e o pleno exercício da profissão aos profissionais que deverão cobrir as manifestações na cidade em defesa de um transporte público de qualidade, previstas para ocorrer amanhã (dia 20).
O diretor da Regional, Agildo Nogueira Junior, informa que foram enviados ofícios ao comandante da PM, ao comandante da Guarda Municipal e ao secretário municipal de Segurança Pública, pleiteando a garantia da integridade física dos/as jornalistas, além de deixar de sobreaviso o advogado Marco Mundt Perez, responsável pelo Jurídico da entidade, para atendimento aos jornalistas em eventuais prisões praticadas pelas polícias. Esta é a íntegra do documento enviado às autoridades e assinado pelo dirigente:
Garantia da integridade física e do direito à Liberdade de Imprensa
“Considerando o ato público em defesa do transporte público de qualidade, convocado através das redes sociais e noticiado pela imprensa local, a realizar-se no dia 20/06.
E, tendo em vista que nas recentes manifestações com o mesmo caráter realizadas em outras cidades brasileiras muitos, jornalistas têm sido intimidados, sofrido ameaças, agressões e prisões enquanto realizavam seu trabalho jornalístico, pleiteamos a V.Exa. e digníssimos comandados a garantia da integridade física e do direito à Liberdade de Imprensa dos Jornalistas que irão trabalhar durante o evento em Campinas, para que possam trabalhar sem o risco de serem detidos ilegalmente ou constrangidos no exercício da função de informar o cidadão sobre este acontecimento de importância pública relevante.
Conforme assegura a Constituição Federal, a Liberdade de Imprensa e o Direito à Informação são requisitos fundamentais da democracia e dos princípios republicanos que norteiam o Estado brasileiro e o trabalho do jornalista tem por objetivo cobrir e dar publicidade imparcial aos fatos ocorridos”.