Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Acordos individuais: orientação do Sindicato aos jornalistas

Acordos individuais: orientação do Sindicato aos jornalistas

A orientação do que fazer quando seu empregador enviar aditivo de contrato ou minuta de acordo individual não mudou: procure imediatamente o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

De forma geral, a posição do Sindicato, referendada pelas assembleias realizadas até aqui, é a de realizar negociações coletivas. Cada empresa que queira aplicar as MPs deve se dirigir à entidade, com uma proposta concreta e clara. O Sindicato se compromete a discutir a proposta com os profissionais e dar uma resposta em curto período de tempo. Em cada caso, está na mão dos profissionais daquela empresa, por meio do livre debate organizado pelo SJSP, a decisão sobre o que aceitar ou não, considerando a realidade do veículo e a de seus profissionais.

A forma de enfrentar a pressão que as empresas vão fazer sobre cada jornalista é a unidade de ação dos profissionais. O instrumento legal pode ser individual, mas a situação que você vai encarar é a mesma dos seus colegas de redação. Trabalhadores que decidem, coletivamente, agir de determinada forma têm melhores condições de não serem atropeladas pelo empregador.

A direção do Sindicato dos Jornalistas de SP, assim como nossos advogados e funcionários, fazem todo o esforço possível para ajudar a categoria a resistir neste momento. Em caso de apresentação de acordo coletivo para você e seus colegas de empresa, estamos à disposição para organizar assembleias ou outras consultas virtuais nas quais seja possível o debate livre e democrático entre todos os jornalistas, para uma decisão de ação conjunta, pressionando pelas negociações coletivas. Quanto maior a participação dos jornalistas, maior nossa capacidade de reação.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo