Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Votação é entre os dias 4 e 6/12

Campanha Salarial de Rádio e TV: empresas propõem reajuste pela inflação e renovação da Convenção

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza plebiscito até esta quinta-feira (6) para consultar os jornalistas de rádio e TV sobre a proposta apresentada pelos empresários para a Campanha Salarial 2018-2019. A votação começou na segunda-feira (3) e data-base da categoria foi neste 1º de dezembro. O SJSP entregou a pauta de reivindicações às empresas em outubro.

Além das redações (veja o calendário abaixo), o jornalista pode participar do plebiscito votando, das 9h às 12h e das 13h às 18h, na urna disponível na sede do SJSP (R. Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP – Metrô República ou Higienópolis-Mackenzie).

Contraproposta dos patrões

Os empresários propõem reajuste dos salários e benefícios pela reposição da inflação (INPC) acumulada entre dezembro passado a novembro deste ano (índice com variação prevista em torno de 4%, e divulgação marcada para 7/12). A proposta patronal também é de renovar integralmente a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2018-2019. Caso a contraproposta das empresas seja aceita pelos jornalistas, o reajuste seria válido para o 13º e o pagamento dos Programas de Participação nos Resultados (PPR).

Na pauta entregue às empresas, a categoria pleiteia a recuperação das perdas inflacionárias da penúltima Convenção (2015-2017), bem como a reconquista de pontos que pioraram no último acordo (confira a íntegra da pauta de reivindicações).

A direção do Sindicato avalia, contudo, que, diante do cenário de instabilidade econômica e política nacional, com possibilidade significativa de ofensiva contra os direitos trabalhistas e as entidades sindicais a partir do novo governo, em janeiro, a garantia agora da preservação dos salários, com a reposição integral da inflação, e a renovação integral das cláusulas da CCT, representa uma segurança e um ganho aos profissionais. Isso permite que os jornalistas do setor voltem a levantar suas demandas na próxima campanha salarial, com um panorama econômico mais claro, opinam os sindicalistas.

A Convenção Coletiva a ser mantida garante direitos significativos para a categoria, tais como a participação nos resultados das empresas privadas e o abono (no caso dos que trabalham em fundações, entidades públicas e sem fins lucrativos), auxílio creche, seguro de vida, reembolso funeral, licença para empregada adotante, entre outros.

Confira o calendário* e participe do plebiscito nas redações:

Terça-feira (04/12)
​Rede Globo – 10h às 18h
CBN – 11h30 às 13h
Bandeirantes – 13h às 16h

Quarta-feira (05/12)
Record – 10h às 18h
Rede TV – 12h às 19h
SBT – 15h às 17h

Quinta-feira (06/12)
Jovem Pan – 12h às 13h30
Gazeta – 14h às 15h
ESPN – 15h30 – 17h

Calendário sujeito a alterações de data e horário, e às autorizações de entrada nas empresas de comunicação

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo