Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha Salarial de Rádio e TV vai à consulta entre 1º e 5/2

Campanha Salarial de Rádio e TV vai à consulta dos jornalistas entre 1º e 5/2

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza assembleias em todo o estado paulista, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, para consultar a categoria sobre a Campanha Salarial de Rádio e TV 2017-2018, que chegou à sétima rodada de negociação num impasse com as empresas.

Após a votação pelos jornalistas do setor, nas assembleias que ocorrem na capital, interior e litoral, o SJSP  vai levar o resultado da consulta ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado São Paulo (Sertesp), na oitava negociação, que ocorre na manhã da próxima terça-feira (6).

O calendário* de votação está sendo atualizado de acordo com a confirmação e autorização das empresas para as assembleias nas redações. Confira a agenda e participe da votação:

CAPITAL
01/02 (quinta-feira)

12h – CBN (Ruas das Palmeiras)
15h – Gazeta
          BBC Brasil

02/02 (sexta-feira)
13h – Rede Globo
14h – TV Alesp
15h – Rede Globo 

05/02 (segunda-feira)
11h – Jovem Pan
13h30 – Record
14h – Band (no restaurante)
15h30 – Rede TV
16h – ESPN
CBN Berrini – a confirmar

INTERIOR E LITORAL
01/02 (quinta-feira)

13h – Record Sorocaba

02/02 (sexta-feira)
13h30 – TV Tem Itapetininga
14h30 – TV Record Paulista (Bauru)

05/02 (segunda-feira)
13h – TV TEM Sorocaba
          TV TEM Bauru
13h30 – TV TEM Rio Preto
              TV Tribuna Santos
14h30  – TV Record Rio Preto
15h – Rádio Bandeirantes Sorocaba
         TV Record Santos
15h30 – Rede TVT (São Bernardo do Campo)
16h – VTV Santos – a confirmar

Proposta patronal

A Conveção Coletiva perdeu a validade desde o último dia 19 de janeiro porque os patrões não quiseram manter a renovação das cláusulas até o final das negociações, como reivindicou o SJSP. A proposta dos empresários para a Campanha Salarial, apresentada em dezembro e que tem validade até o próximo dia 8 de fevereiro, é a seguinte:
a) reajuste de 2,5% nas cláusulas econômicas (salário, benefícios como vales refeição, auxílio-creche, Participação nos Lucros e Resultados – PLR, entre outros);
b) retirada de nove cláusulas da Convenção Coletiva:
– quinquênio: o direito de acréscimo de 3% de salário a cada cinco anos de trabalho teria vigência até novembro de 2018. Depois do período, é congelado, ou seja, o jornalista mantêm o que acumulou até o período, mas o benefício deixa de existir para os demais profissionais que não tem cinco de trabalho;
– banco de horas: os patrões retiram o limite de 21 horas-extras de banco ao mês, passa-se o prazo de compensação de dois meses para seis meses, permite-se a compensação das 6ª e 7ª horas no banco para empresas com jornada de cinco horas e coloca-se a questão da redução do intervalo intrajornada unicamente na mão dos empresários;
– estabilidade de um mês na volta da licença maternidade: empresas podem demitir e indenizar;
– diária de viagem: empresas podem substituir pelo pagamento das horas-extras trabalhadas;
– estabilidade de até dois anos para o período pré-aposentadoria: empresas podem demitir e indenizar;
– férias: empresas determinam período e parcelamento de férias;
– exclusão de outras cláusulas: a de indenização de um salário para demitido com mais de 45 anos de idade, de estabilidade de até um mês para o afastado por motivo de doença e a de indenização de um salário adicional para quem se aposenta.

Quanto à contraproposta dos jornalistas, a direção do SJSP vai construir coletivamente com a categoria, por meio do diálogo nas assembleias. A última contraproposta dos trabalhadores e trabalhadoras, apresentada em 19 de janeiro aos empresários, está disponível com detalhes neste documento – http://bit.ly/PropostaRTV2017-2018

Clique aqui para acompanhar outros detalhes e informações sobre as negociações da Campanha Salarial de Rádio e TV 2017-2018. 

*Calendário sujeito a alterações.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo