Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

|| Unidade 408 || Boletim

|| Unidade 408 || Boletim

SJSP oferece cursos de formação profissional

Para contribuir com a formação profissional da categoria, o Sindicato, em parceria com o Programa De Olho na Rede, oferece cursos online em 2021. O curso “Estratégias de utilização das redes sociais” acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2021, das 20h às 21h30. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, acontece o curso “Assessoria de Imprensa e Presença Digital”. Sindicalizados têm desconto.

Saiba mais: sympla.com.br/ jornalistasSP

Violência contra jornalistas…

O SJSP lamentou e repudiou os ataques sofridos pela categoria. A jornalista Maria Tereza Cruz foi vítima de diversos ataques nas redes sociais feito por perfis de extrema-direita, após manifestar sua opinião pessoal sobre os atos contra a rede Carrefour, realizados em decorrência do assassinato de um homem negro em uma loja da rede. O repórter Arthur Stabile, da Ponte Jornalismo, foi atacado por gás de pimenta por um Guarda Civil Municipal de Diadema, no ABC Paulista, durante a cobertura de um ato. 

… e contra a liberdade de imprensa

A regional ABCD repudiou o ataque à liberdade de imprensa que ocorreu em Ribeirão Pires. Integrantes da campanha do candidato Kiko Teixeira (PSDB) agrediram os funcionários do jornal Diário de Ribeirão Pires que distribuíam a versão impressa do jornal. A edição trazia uma matéria que informava que os votos no candidato não seriam validados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro é condenado por ataque a jornalista

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi condenado, em primeira instância, a indenizar em R$ 10 mil a jornalista Bianca Santana pelo dano causado à sua honra. A profissional foi acusada por ele de escrever fake news em maio durante uma transmissão pelas redes sociais. Em junho, Bolsonaro chegou a desculpar-se, afirmando que mencionar a jornalista havia sido um equívoco. O pedido de desculpas antecipado e apagar o vídeo que a citava resultou em uma condenação parcial. A ação movida por Bianca pedia R$ 50 mil de indenização. A indenização será doada para o Instituto Marielle Franco.

Jornalistas da RAC fazem greve por 24 horas

Com atraso salarial de 20 meses, jornalistas da RAC fizeram greve por 24 horas. Com a paralisação, a edição do Correio Popular não circulou na quinta-feira (17).

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo