O jornalista Eduardo Ribeiro, o Dudu, será homenageado nesta quinta-feira (3), às 19h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo quando receberá, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
Eduardo Ribeiro foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por duas gestões e até hoje colabora com o Portal da entidade elaborando o Vai e Vem do Mercado, uma coluna criada pelo repórter José Hamilton Ribeiro e publicada durante 24 anos no jornal Unidade, órgão oficial do Sindicato. Hoje ela é reproduzida semanalmente no site, com base na publicação Jornalistas&Cia, produzida por ele.
“Honrado com a homenagem que receberei da Câmara dos Vereadores de São Paulo, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, a quem aprendi a admirar por sua dedicação e seriedade, sobretudo em prol da educação, aproveito para compartilhar com os amigos momento tão especial e também para convidar a todos para a solenidade, em que me serão outorgados a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo”, convida Eduardo Ribeiro na sua página de facebook.
Este é um breve histórico de Eduardo Ribeiro na área sindical e de publicações:
“Em 1983 teve início sua vida sindical com a função de diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, onde também ocupava a função de coordenador da Comissão de Assessores de Imprensa. Atividade relativamente nova para os jornalistas e que lhe proporcionou uma grande projeção no meio jornalístico. Nesse trabalho, coordenou a primeira versão do Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e acabou atuando como diretor do Sindicato em duas gestões, além de manter um convívio permanente com a entidade.
Em março de 1991, iniciou uma coluna Moagem no jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que viria a ter um grande impacto em sua vida. Essa coluna foi uma criação do repórter José Hamilton Ribeiro e mostrava o vaivém do mercado jornalístico de São Paulo. Foi um sucesso desde o início o que lhe abriu muitas outras portas. Permaneceu nesse trabalho até março de 2014, ou seja, 23 anos. Foi coordenador da área comercial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da edição da newsletter Jornalistas & Cia, que surgiu com o nome de FaxMOAGEM, em setembro de 1995. À época, essa newsletter era transmitida manualmente pelo próprio Eduardo, que era quem apurava, escrevia, editava e transmitia, além de ir atrás de assinaturas e publicidade.
Seu lançamento foi um grande sucesso, pois era um produto de certo modo aguardado pelo mercado, tanto que tiveram que abortar a edição de algumas edições experimentais para ir logo para as edições regulares. Estrearam com uma página e hoje, quase 20 anos depois, romperam a barreira de 1.000 edições, com uma média de 10 páginas, onde se destacam notícias de jornalistas e profissionais de comunicação de uma forma geral. E mais de 40 mil leitores jornalistas em todo o País.
Ainda em 1995, ao lado de meu sócio, começou a organizar eventos e outras iniciativas na área de Comunicação Corporativa, na M&A Editora, hoje Mega Brasil Comunicação, uma das mais respeitadas marcas do segmento de comunicação corporativa do País. Paralelamente assumiu a coordenação de projetos especiais do Sindicato dos Jornalistas, ali ficando até o ano 2000, idealizando e produzindo uma série de publicações especiais focadas no jornalismo e na assessoria de imprensa, como os guias Fontes de Informação, Colunistas Brasileiros e o Guia de Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial – Produtos e Serviços”.