Neste 1º de maio, dirigentes do Sindicato dos Jornalistas fazem plantão de apoio contra agressões e violência aos profissionais de comunicação durante a cobertura, em São Paulo, das mobilizações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
A medida é mais uma ação da entidade contra a hostilidade enfrentada pela categoria em meio à polarização política no Brasil, e visa garantir a segurança dos jornalistas, bem como as liberdades de imprensa e exercício profissional.
Como em outras manifestações populares, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reforça que o jornalista é trabalhador e trabalhadora, tem que ser respeitado e não pode ser confundido com a empresa de comunicação.
Além do plantão de denúncias por telefone, dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) também estarão acompanhando diretamente o trabalho da imprensa na Praça da República, no evento do 1º de Maio promovido pela Central Única dos Trabalhadores, as demais centrais e movimentos sociais na capital paulista.
No caso de violência ou agressão a jornalistas de texto, repórteres fotográficos e cinegrafistas durante a cobertura das manifestações, os profissionais denunciar ao Sindicato pelo celular/Whatsapp (11) 96028-7769 ou (11) 99102-9819.