Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Homenagem a Vlado é tema da Corrida por Manoel Fiel Filho no domingo (20)

Homenagem a Vlado é tema da Corrida por Manoel Fiel Filho no domingo (20)


manoel

 

Um percurso em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog será realizado neste domingo, 20 de março, como parte da CORRIDA POR MANOEL, projeto jornalístico-esportivo que rememora a trajetória do Manoel Fiel Filho, assassinado pela ditadura militar há 40 anos.

Aberta a todos os interessados, a Jornada Vladimir Herzog vai começar às 8h30, em frente à casa onde o jornalista morava antes de se entregar à polícia política da ditadura militar, na rua Oscar Freire 2.271.

Com percurso de pouco mais de 5 km, a corrida e caminhada vai passar por pontos marcantes da história da luta democrática, como a rua Maria Antônia. A chegada será na praça Vladimir Herzog, atrás da Câmara Municipal, região central de São Paulo.

O jornalista Vladimir Herzog foi morto sob tortura no DOI-Codi no dia 25 de outubro de 1975. Para tentar disfarçar o crime, o regime afirmou que fora um suicídio –versão desmascarada apesar de toda a repressão da época.

Menos de três meses depois, o caso se repetiu com o operário metalúrgico Manoel Fiel Filho. Ele foi levado ao DOI-Codi em 16 de janeiro de 1976 e assassinado no dia seguinte. A versão de suicídio não convenceu nem os governantes da época.

Na CORRIDA POR MANOEL, o jornalista e maratonista Rodolfo Lucena faz 40 percursos temáticos, revisitando a história de Manoel e das lutas democráticas no período da ditadura militar. Cada trajeto é registrado com fotos, vídeos e textos publicado no site http://lucenacorredor.blogspot.com.

Parte desse projeto, a Jornada por Herzog é uma parceria de Lucena com Ivo Herzog, filho do jornalista. Ivo e Rodolfo convidam a todos para caminhar e correr pela democracia e pelos direitos humanos. Será um treino coletivo –não é necessário inscrição, não há chip nem camiseta.

 

 

Venha com a gente!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo