Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Câmara homenageia o jornalista Eduardo Ribeiro

Câmara homenageia o jornalista Eduardo Ribeiro


 

 edu_ribeiro

Na noite desta quinta-feira (3/3), a Câmara Municipal concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao jornalista Eduardo Cesário Ribeiro. A iniciativa de entrega das honrarias partiu do vereador Eliseu Gabriel (PSB). O jornalista foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por duas gestões e até hoje colabora com o Portal da entidade elaborando o Vai e Vem do Mercado, uma coluna criada pelo repórter José Hamilton Ribeiro e publicada durante 24 anos no jornal Unidade, órgão oficial do Sindicato. Hoje ela é reproduzida semanalmente no site, com base na publicação Jornalistas&Cia, produzida por ele.

“Receber uma homenagem da minha cidade não tem preço. A minha trajetória profissional eu devo a São Paulo, se não fosse São Paulo certamente eu não teria feito 5% do que eu consegui fazer. Eu só consegui fazer esse trabalho jornalístico para jornalistas porque existe uma metrópole imensa como essa que reúne tantos jornalistas”, declarou o Eduardo Ribeiro.

“É muito bom que a Câmara reconheça. A representação da população na cidade de São Paulo precisa reconhecer essas pessoas importantes. O Eduardo não é uma pessoa tão famosa, mas é uma pessoa extremamente importante para o meio jornalístico, teve atuação sindical, lutou contra ditadura também, é uma pessoa muito valorosa”, afirmou o vereador Eliseu Gabriel.

Eduardo Ribeiro nasceu em nove de outubro de 1954 e formou-se em jornalismo pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) em 1977. Sua carreira jornalística começou em 1976, na editora Abril. Quinze anos depois, em março de 1991, quando esteve no Sindicato dos Jornalistas, passou a assinar a coluna ‘Moagem’, que tratava da movimentação do mercado jornalístico — o chamado vai e vem das redações —, que foi publicada ininterruptamente durante 23 anos, até 2014.

Landell de Moura

Em 2010, Eduardo Ribeiro iniciou, ao lado do biógrafo e amigo Hamilton Almeida, uma ampla campanha pelo reconhecimento do padre cientista gaúcho Roberto Landell de Moura como inventor do rádio. Eliseu Gabriel parabenizou esta luta do jornalista.

“Foi um brasileiro que fez a primeira comunicação de rádio, lá de Santana até a Avenida Paulista, no fim do século XIX. Então, entre outras coisas, Eduardo luta pelas coisas que ele acredita. É uma pessoa muito especial”, disse o parlamentar.

Muitos colegas de trabalho estiveram presentes no Salão Nobre da Câmara para participar da homenagem feita a Eduardo Ribeiro, entre eles, os jornalistas Everaldo Gouveia e Audálio Dantas (ambos são ex- presidentes do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo). A direção do SJSP esteve representada pelos dirigentes Telé Cardim, Vladimir Miranda e José Augusto Camargo.

“É uma pessoa dentro do segmento de assessoria de imprensa, especificamente, não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Eduardo Ribeiro tem um papel importante nesse nicho da comunicação, não só em termos de oportunidade de trabalho, mas em termos de organização e valorização dos jornalistas”, pontuou Gouveia.

“Eduardo é um homem de comunicação por excelência, é um homem que merece muito receber essa homenagem na Câmara”, finalizou Dantas.

 

Prêmios recebidos

Eduardo Ribeiro recebeu em sua trajetória vários prêmios e reconhecimentos. Entre eles, destacam-se: Abril (1977), Aberje (1984), Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (revista Jornal dos Jornais, da qual era colunista – 1999) e Engenho de Comunicação (2006). Foi condecorado, em julho de 2011, com a Medalha do Mérito Santos-Dumont, pelo Comando da Aeronáutica. Concluiu em 2012 o Master Digital, Programa Avançado em Jornalismo Digital, do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em parceria com a Universidade de Navarra (Pamplona/Espanha).

 

Da Redação com informações da CMSP – Foto de André Bueno/ CMSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo