Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Traffic se responsalizará pelos trabalhadores do Bom Dia

Traffic se responsalizará pelos trabalhadores do Bom Dia

 

bomdiaediario

 

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se reuniram nesta tarde (17), na sede da entidade, com um representante da Cereja Comunicação Digital e um advogado do grupo Traffic para tratar da transição dos jornais Diário de S. Paulo e Bom Dia, vendidos pelo grupo.

Sobre o jornal Diário de S. Paulo, a única mudança anunciada oficialmente até agora é a de endereço. A empresa está procurando um imóvel em São Paulo, pois pretende sair do atual endereço em Osasco ainda este ano. A mudança implica, inclusive, na retirada da gráfica.

Já para o jornal Bom Dia, a Cereja informa que adquiriu apenas o título. Sendo assim, a responsabilidade pela situação dos trabalhadores atuais ainda é da Traffic, que, pelos termos negociados no contrato de venda, deve demitir os trabalhadores e arcar com os encargos trabalhistas e entregar a rede ”saneada”. A Traffic se comprometeu a indenizar os jornalistas pelo tempo de estabilidade acertado com o Sindicato e na próxima semana haverá um novo encontro para tratar do assunto.

Em relação a Cereja Comunicação Digital, cujo representante afirma ter interesse em manter o jornal Bom Dia em circulação com “um novo modelo administrativo” também está previsto novo encontro para que sejam acertados detalhes da mudança e contratações de profissionais, entre outros pontos.

Como já circulam informações de que os jornalistas para continuar no Bom Dia serão “pejotizados”, os representantes do SJSP deixaram bem claro que esta hipótese é inadmissível. “A empresa pode administrar seu negócio da forma que desejar. O que não pode acontecer é o desrespeito às leis trabalhistas e a Convenção assinada com o Sindicato”, afirmou o presidente José Augusto Camargo (Guto).

É importante lembrar que os jornais Bom Dia de Marília e de Itatiba não fizeram parte da venda efetuada pela Traffic. Os dois periódicos são editados por empresas locais que “alugam” o título.  Para continuarem nas bancas terão que mudar de nome. O SJSP irá acompanhar também este processo.

Participaram da reunião representando o SJSP, José Augusto Camargo (Guto), presidente da entidade, Edvaldo Antonio de Almeida, secretário do Interior e Litoral, Fabiana Caramez e José Eduardo de Souza, ambos secretários adjuntos do Interior e Litoral, Vladimir Miranda, membro do Conselho de Diretores e Raphael Maia, coordenador do Departamento Jurídico.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo