No próximo dia 6 de abril (sábado), das 10h às 13h, será inaugurada uma escultura na Praça Memorial Vladimir Herzog, na esquina da Rua Santo Antônio com a Praça da Bandeira, no centro paulistano. O espaço foi criado em homenagem ao jornalista assassinado sob tortura pelos agentes da ditadura em outubro de 1975.
Criada por Elifas Andreato, a obra é réplica do troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que surgiu em 1978, e se soma a outras do mesmo artista instaladas no local.
“É uma tarefa nobre fazer mais uma peça para a Praça, especialmente nessa data, às vésperas do dia do jornalista, num tempo em que a imprensa sofre boicote, perseguições. É uma data em que temos como motivação também um evento que possa lembrar a importância da imprensa para a democracia”, afirma Andreato.
Com projeto aprovado após sete anos, e verba liberada pela Câmara Municipal de São Paulo por meio de emenda parlamentar encaminhada pela vereadora Soninha Francine (PPS), a iniciativa é do conjunto de entitades organizadores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Instituto Vladimir Herzog, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e a Oboré Projetos Especiais, entre outras.
Serviço
Inauguração da escultura “Troféu Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”
Data/horário: 6 de abril de 2019 (sábado) – 10h às 13h
Local: Praça Memorial Vladimir Herzog, esquina da Rua Santo Antônio com a Praça da Bandeira (Metrô Anhangabaú) – São Paulo –SP