Após receber denúncias, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), através da Regional de Sorocaba, realizou negociações com o presidente da TV Comunitária de Sorocaba (TVCOM) e obteve importante vitória para sanar problemas que estavam acontecendo na emissora referentes ao não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e da legislação trabalhista, como acúmulo de função, indefinição na escala de trabalho, problemas com férias vencidas, assédio moral, utilização de estagiário em desacordo com a lei, entre outros.
Nas negociações, a emissora se comprometeu a regularizar situações como apresentar escala de trabalho do mês seguinte na última semana do mês corrente, pagar o adiantamento salarial no dia 20 de cada mês, entregar holerites no prazo e formato determinados pela legislação, acabar com o acúmulo de funções, regularizar a situação do estagiário (que foi contratado de maneira irregular) e implantar o adicional por tempo de serviço, como é previsto em lei. O Sindicato também garantiu o pagamento do abono salarial no 5° dia útil de novembro e melhorias nas condições de trabalho.
Ficou acertado que haverá nova reunião no próximo dia 10 de outubro entre trabalhadores e diretoria, com a presença de dirigentes sindicais, para formulação de uma escala de férias anual de todos os trabalhadores e também quanto a aquisição de novos equipamentos, fundamentais para o pleno exercício das atividades profissionais.
Segundo a diretora adjunta de Interior e Litoral do SJSP, Fabiana Caramez, as conquistas se deveram, sobretudo, à participação dos jornalistas nas reuniões. “Depois de receber as denúncias, efetuamos reuniões com os trabalhadores, onde foram apontados os principais problemas. São vitórias que podemos atribuir, não somente a ação do SJSP, mas também a determinação e unidade da categoria”, disse ela.
Além da diretora adjunta de Interior e Litoral, participaram das reuniões de negociação, o diretor da Regional de Sorocaba, José Antônio Rosa e a dirigente de base, Adriane Mendes.