Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

5º Curso Jornalismo e Direitos Humanos: inscrições até dia 5

5º Curso Jornalismo e Direitos Humanos: inscrições até dia 5

Qual é a realidade das prisões no Brasil? Para que serve a ONU e a OEA? Como funciona nosso sistema de Justiça? Qual a relação entre empresas e os direitos humanos?

Estudantes universitários de jornalismo e de outras áreas do conhecimento interessados em compreender e cobrir estas e outras pautas podem se inscrever, até 5/8, no 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.

Promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais), com o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), será realizado em São Paulo, entre setembro e novembro, e integra o Projeto Repórter do Futuro.
 
Os 20 alunos selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, que acontecem sempre aos sábados, seguidas de produção de textos. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será dos professores e jornalistas Marcelo Soares e Sergio Gomes.
 
Inscreva-se aqui.
 
O encontro de seleção será realizado às 9h do dia 11 de agosto, sábado, no Auditório Vladimir Herzog no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP).
 
Além de assistir a uma palestra introdutória sobre direitos humanos com Leonardo Medeiros – coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas, os candidatos realizarão um teste escrito presencial. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 23 de agosto nos sites das instituições realizadoras.
 
Nesta quinta edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas o papel do Brasil na esfera internacional, sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, violações provocadas por empresas e migrações.
 
Metodologia 
 
A estrutura do curso mantém o modelo adotado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994: a cada encontro, realizados aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Na sequência, os estudantes deverão redigir um texto noticioso sobre o tema da palestra.
 
Serão oferecidos, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada a cada aluno.
 
A Reembolsa
 
A prova de seleção é gratuita e o curso tem um valor de R$ 954,00 (um salário mínimo vigente). No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor do curso e assinar o Pacto de Reembolsa.
 
De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado e, se cumpridas integralmente as metas propostas, a OBORÉ concede uma bolsa de 100% representada na devolução do cheque (Reembolsa) ao final do curso: 1) Participar de todos os encontros e ser pontual; 2) redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3) Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4) Publicar um texto jornalístico sobre o tema em veículo com editor responsável.
 
O não cumprimento de qualquer um dos requisitos implica no pagamento integral do curso.

Programação
 11/8 (sábado) 9h às 13h  –  Encontro Confraternização e Seleção
Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo – SP
 
O que são direitos humanos e o que o jornalismo tem a ver com isso?
Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas
 
Jornalista com especialização em comunicação científica, médica e ambiental pela Universidade Pompeu Fabra (2009), de Barcelona. Atuou como repórter no portal Zip.Net, TV USP e Folha Online. Também tem experiência em relações públicas, especialmente no relacionamento com imprensa e no desenvolvimento de programas de media training e gestão de crises de imagem. Foi coordenador de comunicação do Greenpeace Brasil e coordenador de comunicação para América Latina da World Animal Protection.
 
23/8 | Anúncio dos selecionados
 
1/9, sábado | 9h às 14h
Jornalismo, hoje: reflexões e práticas
Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso
 
Jornalista, professor e especialista em análise de dados. Um dos primeiros repórteres brasileiros a trabalhar com “RAC – Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje conhecido como Jornalismo de Dados e, na Folha de S. Paulo, o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira. Desde 2016 presta consultoria e cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Para conhecer seu trabalho: www.intelitexto.com.
 
15/9, sábado | 9h às 14h
Sistemas ONU e OEA
Gustavo Huppes
Assessor da Conectas para Fortalecimento do Espaço Democrático
 
Internacionalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem experiência na área de direitos humanos, política externa, refúgio e organizações internacionais. Já trabalhou no Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Brasília e na Missão do Brasil junto à ONU em Genebra.
 
22/9, sábado | 9h às 14h
Sistema prisional brasileiro
Marcos Fuchs
Diretor Adjunto da Conectas
 
Foi um dos líderes na introdução da cultura pro bono no Brasil e atualmente fomenta este ideal em países da América do Sul. Participou das discussões sobre a resolução Pro Bono aprovada pela OAB/SP em agosto de 2002. Proferiu inúmeras palestras em Universidades e em Associações de Advogados. É autor do caderno expandindo acesso à Justiça, publicado pelo Centro de Vítimas de Tortura da organização New Tactics in Human Rights. Exerceu de forma voluntária a direção administrativa do canal comunitário da OAB/SP (2004/2005).
 
29/9, sábado | 9h às 14h
Impacto de grandes obras
Caio Borges
Coordenador da Conectas em Desenvolvimento e Direitos Socioambientais
 
Advogado, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP (2014) e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.  Atuou na assessoria jurídica do Itaú Unibanco e possui experiência em direito bancário e regulação internacional do mercado financeiro e de capitais.
 
20/10, sábado | 9h às 14h
Migração
Camila Asano
Coordenadora de programas da Conectas
 
Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP. Atualmente, também está sob sua responsabilidade a coordenação do Programa Espaço Democrático e a atuação internacional da Conectas. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. É também Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010.
 
10/11, sábado | 9h às 14h
Encontro de Confraternização e Encerramento
Avaliação do curso pelos estudantes e equipe de coordenação e entrega de certificados

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo