Nesta terça-feira, dia 30 de setembro, foram escolhidos os ganhadores do “36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”. O evento ocorreu em audiência realizada na Câmara Municipal de São Paulo.
Dois diretores do Sindicato participaram como jurados: o presidente da entidade, José Augusto Camargo (Guto) e a dirigente de Sindicalização, Márcia Quintanilha.
“O prêmio nasceu político, como um espaço de resistência democrática. Naquela época, ele era latino-americano, e reunia jornalistas de todos os países de governos autoritários”, disse Guto. “Outro motivo que levou à criação do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos era proteger os próprios repórteres. “Ao divulgar internacionalmente o nome dessas pessoas, o agressor não tinha como punir quem estava fazendo a denúncia”, observou o presidente do SJSP.
Estes são os vencedores:
Artes: “Pátria Armada Brasil”, de Robson Vilalba, Jornal Gazeta do Povo e menção honrosa: “Foi Errado, eu sei” – Laerte – Folha de S. Paulo.
Fotografia: “De herói a Vilão” de Marcelo Carnaval, O Globo/RJ
Jornal: “Sangue Político”, de Leonêncio Nossa, O Estado de S. Paulo e menção honrosa “Mapa da Ditadura em Brasília”, de Ana Pompeu – Correio Brasiliense/BSB e “As confissões do coronel Malhães”, Juliana Dal Piva – O Dia/RJ
Revista: “Jurados de Morte: o drama de mais de 2 mil autoexilados no próprio país”, de Edson Sardinha, Congresso em Foco/BSB e menção honrosa: “Envenenados”. Tiago Mali – Revista Galileu.
Rádio: “História de Flor”, de Hebert Araújo, Rádio CBN de João Pessoa/PB e menção honrosa: “Brasil-Haiti: 10 anos da missão de paz da ONU, de Michelle Trombelli, Rádio BandNews FM/SP.
Documentário de TV: “Na Lei ou na Mara: 1964, um combate antes do golpe”, de Tatiane Fontes, TV ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e Menção Honrosa: “Pele Negra”, de Bianca Vasconcellos, TV Brasil/EBC
Reportagem de TV: “Caso Amarildo” – Mônica Marques TV Globo/RJ e Menção Honrosa: “Tortura na Fundação Casa” Valmir Salaro TV Globo/Fantático.
Internet: “Dias de tolerância” – Rosanne D´agostino . Portal G1 e menção honrosa: “Imigrantes em São Paulo” – Fabiana Maranhão – UOL
Prêmio Hors Concours: “A sentença- 35 anos” Cláudio Renato GloboNews. Obs: por se tratar de tema ligado ao assassinato de Vladimir Herozg, o júri considerou que a matéria não deveria concorrer, mas decidiu premiá-la pela qualidade e pela pertinência do tema.