Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Conheça os ganhadores do 36º Prêmio Vladimir Herzog

Conheça os ganhadores do 36º Prêmio Vladimir Herzog


 

36 premio vlado

 

 

Nesta terça-feira, dia 30 de setembro, foram escolhidos os ganhadores do “36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”. O evento ocorreu em audiência realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

Dois diretores do Sindicato participaram como jurados: o presidente da entidade, José Augusto Camargo (Guto) e a dirigente de Sindicalização, Márcia Quintanilha.

“O prêmio nasceu político, como um espaço de resistência democrática. Naquela época, ele era latino-americano, e reunia jornalistas de todos os países de governos autoritários”, disse Guto. “Outro motivo que levou à criação do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos era proteger os próprios repórteres. “Ao divulgar internacionalmente o nome dessas pessoas, o agressor não tinha como punir quem estava fazendo a denúncia”, observou o presidente do SJSP.

 

Estes são os vencedores:

 

Artes: “Pátria Armada Brasil”, de Robson Vilalba, Jornal Gazeta do Povo e menção honrosa: “Foi Errado, eu sei” – Laerte – Folha de S. Paulo.

Fotografia: “De herói a Vilão” de Marcelo Carnaval, O Globo/RJ

Jornal: “Sangue Político”, de Leonêncio Nossa, O Estado de S. Paulo e menção honrosa “Mapa da Ditadura em Brasília”, de Ana Pompeu – Correio Brasiliense/BSB e “As confissões do coronel Malhães”, Juliana Dal Piva – O Dia/RJ

Revista: “Jurados de Morte: o drama de mais de 2 mil autoexilados no próprio país”, de Edson Sardinha, Congresso em Foco/BSB e menção honrosa: “Envenenados”. Tiago Mali – Revista Galileu.

Rádio: “História de Flor”, de Hebert Araújo, Rádio CBN de João Pessoa/PB e menção honrosa: “Brasil-Haiti: 10 anos da missão de paz da ONU, de Michelle Trombelli, Rádio BandNews FM/SP.

Documentário de TV: “Na Lei ou na Mara: 1964, um combate antes do golpe”, de Tatiane Fontes, TV ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e Menção Honrosa: “Pele Negra”, de Bianca Vasconcellos, TV Brasil/EBC

Reportagem de TV: “Caso Amarildo” – Mônica Marques TV Globo/RJ e Menção Honrosa: “Tortura na Fundação Casa” Valmir Salaro TV Globo/Fantático.

Internet: “Dias de tolerância” – Rosanne D´agostino . Portal G1 e menção honrosa: “Imigrantes em São Paulo” – Fabiana Maranhão – UOL

Prêmio Hors Concours: “A sentença- 35 anos” Cláudio Renato GloboNews. Obs: por se tratar de tema ligado ao assassinato de Vladimir Herozg, o júri considerou que a matéria não deveria concorrer, mas decidiu premiá-la pela qualidade e pela pertinência do tema.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo