Dirigentes estão coletando assinaturas dos profissionais em apoio à Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista
Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas estão visitando as redações de todo o estado paulista engajados na coleta de assinaturas da categoria para a Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). A mobilização dos sindicalistas começou no último dia 14 de setembro e segue até o próximo 8 de novembro.
Lançada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no último dia 7 de setembro, a campanha tem a participação de sindicatos, movimentos sociais e visa alcançar 1,3 milhão de assinaturas em todo o Brasil contra a reforma trabalhista (Lei 13.467), que entra em vigor no próximo dia 11 de novembro. Dessa forma, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular contra a nova legislação será protocolado na Câmara dos Deputados e passa a tramitar para votação pelos parlamentares como outros projetos da Casa.
Terceirização na atividade principal, demissões em massa sem diálogo prévio com o Sindicato e ampliação da jornada sem pagamento de horas extra estão entre as mudanças trazidas pela nova legislação e que terão forte impacto na categoria, precarizando ainda mais as condições de trabalho no jornalismo, alertam os sindicalistas.
Desde o início da mobilização, entre outras redações, os dirigentes do Sindicato também estiveram nos jornais Diário de S.Paulo e Folha de S.Paulo, no portal Uol, na editoria Abril, na rádio CBN, nas emissoras ESPN, Rede Record, SBT, TVT, TV Gazeta, TV Câmara de Guarulhos e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Para debater os impactos da reforma a partir das especificidades da profissão, o Sindicato dos Jornalistas também realiza um seminário neste sábado (21), a partir das 9h30, na sede da entidade, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano.
O evento é gratuito, aberto a jornalistas sindicalizados ou não, e, além de esclarecer os profissionais quanto às mudanças, o seminário visa definir as futuras estratégias e ações do Sindicato para defesa da categoria diante da retirada de direitos trabalhistas. É necessária a inscrição prévia pela internet até a próxima sexta-feira (20) acessando http://bit.ly/SeminarioJornalista2017
Leia também:
Sindicato dos Jornalistas intensifica a luta contra a reforma trabalhista
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo