Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Seminário ‘Jornalistas e os Impactos da Reforma Trabalhista’ é neste sábado (21). Faça sua inscrição!

Seminário ‘Jornalistas e os Impactos da Reforma Trabalhista' é neste sábado (21). Faça sua inscrição!


Evento neste sábado (21) vai discutir como a categoria será afetada pela Lei 13.467/2017, que vigora a partir de novembro, e definir estratégias e ações para defesa dos jornalistas. Acesse e inscreva-se pela internet. 


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza neste sábado (21) o Seminário Jornalistas e os impactos da reforma trabalhista, a partir das 9h30, no Auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas nº 530 – sobreloja), no centro paulistano. Faça sua inscrição previamente clicando aqui.

O seminário visa debater como a categoria será afetada pelas mudanças da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017), que entra em vigor a partir de 11 de novembro, e a partir do diálogo definir quais serão as futuras estratégias e ações do SJSP para defesa dos jornalistas.

Possibilidade de ampliação da jornada por acordo individual, demissões em massa sem diálogo prévio com o Sindicato, dificuldade de acesso à Justiça e formas de contratação precarizadas como a terceirização, o trabalho intermitente e o teletrabalho, ou home office, estão entre as alterações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que mudam para pior o cenário para a categoria.

Segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em outros países em que ocorreram reformas para “modernizar” as relações de trabalho, o que se ampliou, além da retirada de direitos, foi a migração dos postos de trabalho decente – com remuneração adequada, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna – para as ocupações precarizadas.

“No Brasil, já tivemos várias medidas de flexibilização durante o governo Fernando Henrique Cardoso, como contratação temporária e banco de horas, e nenhuma delas gerou mais postos de trabalho, ao contrário, a década de 1990 foi marcada pelo desemprego”, recorda o sociólogo Victor Gnecco Pagani, assessor técnico do Dieese.

Saiba mais sobre os impactos da reforma para os jornalistas no Unidade Especial

Mobilização antirreforma

Além do seminário em outubro, o SJSP vem se mobilizando desde 2016 em várias frentes de atuação para enfrentar as mudanças trazidas pela Lei 13.467.

Deste mês de setembro até novembro, a direção da entidade visita redações de todo o estado de São Paulo para coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) pela Anulação da Reforma Trabalhista.

Desde o começo de setembro, a direção do SJSP vem se reunindo num Grupo de Trabalho (GT) envolvendo todas as secretarias da entidade para uma avaliação detalhada de cada ponto da Lei 13.467, numa análise considerando as particularidades da profissão de jornalista no que diz respeito às condições ou contrato de trabalho, negociações coletivas,  acesso à Justiça do Trabalho e organização sindical.

No site e no Unidade, o Sindicato têm mantido uma série de textos específicos para informar os jornalistas e foi lançada uma edição especial do jornal para panfletagem na categoria. Saiba mais acessando a versão digital

Seminário “Jornalistas e os impactos da reforma trabalhista”
Data: 21 de outubro de 2017 (sábado)
Horário: a partir das 9h30
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Centro (Metrô República) – São Paulo/SP
Inscrições: http://bit.ly/SeminarioJornalista2017

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Charge: Marcio Baraldi

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo