Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

MP 905: Regional Santos ocupa Tribuna Cidadã contra a medida

MP 905: Regional Santos ocupa Tribuna Cidadã e vereadores subscrevem moção contra a medida

Foto: Regional Santos

A mobilização da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) contra a Medida Provisória 905/19 na Tribuna Cidadã da Câmara Municipal de Santos nesta segunda-feira (10) resultou na moção da vereadora Telma de Souza (PT) assinada por outros 13 vereadores da cidade pedindo a rejeição integral da MP.

Em solidariedade ao SJSP e à Fenaj, a moção destaca o autoritarismo da medida imposta sem o devido debate com a sociedade e a categoria de jornalistas diretamente afetada pela extinção do registro profissional (para ler a moção, clique aqui).

A diretora da Regional Santos, Solange Santana, destaca que a ideia de ocupar a Tribuna Cidadã na Câmara Municipal surgiu nas redações junto à categoria e tinha como objetivo sensibilizar os políticos locais acerca da medida “O Sindicato queria ser fiel à proposta que surgiu dentro da redação de aproximar os políticos da região à temática e isso realmente aconteceu; os vereadores ouviram com atenção sobre a Medida e o objetivo foi alcançado” relatou Santana.

Na Regional Santos, assim como em outras partes do estado, o Sindicato tem entrado nas redações para dialogar com a categoria sobre os malefícios causados pela MP 905. De acordo com Solange Santana, os jornalistas da Baixada Santista estão atentos ao debate sobre a Medida e a Regional tem mantido a categoria informada sobre o assunto. “Vê-se que, aos poucos, a realidade da MP vai se expandindo. Eu vejo nitidamente uma preocupação dos estudantes em fazer um abaixo-assinado contra a MP e o início de algum movimento para combatê-la” contou Santana.

Para a diretora, o Sindicato tem conseguido pautar o tema da precarização do exercício profissional provocado pela proposta.

Para assistir a manifestação da Regional Santos na Tribuna Cidadã em Santos, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo