Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Presidente do Sindicato analisa crise no jornalismo

Presidente do Sindicato analisa crise no jornalismo



 zocchi baro

 

Na noite de ontem (17) o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Paulo Zocchi, participou de um debate no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé sobre a Comunicação e o Mundo do Trabalho, ao lado da professora da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Roseli Fígaro e do professor de economia da Universidade de Sergipe (DEE/UFS), César Bolaño.

No debate Zocchi analisou o mercado de trabalho dos jornalistas com a crise atual, ante as demissões e a pejotização e ressaltou que a categoria enfrenta dificuldades decorrentes dos negócios da comunicação empresarial. “Mas ela também se fragiliza quando deixa de participar de sua entidade de classe que é o sindicato. É muito melhor negociar com os patrões quando eles sentem que existe a unidade dos trabalhadores”, diz ele.

Zocchi reconhece que existe uma mudança no mercado de trabalho dos jornalistas, que não é um fenômeno atual, mas que tem se acentuado nos últimos anos. “Há uma ingerência muito maior da Publicidade nos conteúdos produzidos nas redações. Isso colabora com a queda na qualidade dos materiais jornalísticos. Esta é uma das origens da crise. Os empresários, para não reduzir seus lucros, demitem trabalhadores. A categoria convive assim com vários tipos de dificuldades como a precarização, pejotização e a desregulamentação da profissão. É momento, portanto, de aglutinar, forçar e unir a categoria”, finaliza ele.

 

Legenda: Paulo Zocchi, o primeiro da direita para a esquerda

Foto: Aparecido Lima

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo