O Encontro “Realidade da Profissão – O futuro do Jornalismo” realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) aconteceu nas cidades de Santos, São José dos Campos e São Bernardo do Campo na primeira semana de dezembro. Ele faz parte da Campanha de Sindicalização, que tem como objetivo fortalecer a entidade e já ocorreu em outras cidades do Interior e Litoral, como Campinas e Sorocaba.
Em Santos, o encontro ocorreu na Câmara Municipal e teve a participação da pesquisadora e professora da USP, Roseli Fígaro, que apresentou o resultado de seu trabalho “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista”, pesquisa iniciada em 2010 e que traçou o perfil dos profissionais de imprensa. Segundo o diretor da Regional Santos, Carlos Ratton, foram debatidas também questões sindicais como a “precarização das relações de trabalho, as ações judiciais contra as empresas, a democratização da comunicação e o planejamento da ação sindical para 2014”.
Já em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, o encontro foi realizado na sede da Regional e foi conduzido pelo dirigente Edvaldo de Almeida (Ed), secretário de Interior e Litoral do SJSP. Os jornalistas abordaram prioritariamente temas de interesse local, tais como Campanha Salarial, horas extras, bancos de horas etc, além de ter havido discussão sobre a pesquisa da professora da USP, Roseli Fígaro, que aborda as mudanças na profissão de jornalista.
No ABCD, a atividade foi realizada na Câmara de São Bernardo, com a participação do sociólogo Rafael Grohmann, membro do grupo de trabalho da USP e de diretores do sindicato e jornalistas da região. Eles debateram a precarização da profissão, a situação dos trabalhadores freelancers, os problemas e as dificuldades do sindicalismo nas empresas de comunicação, as alterações na grade curricular do curso superior, as novas diretrizes da formação e da profissão, entre outros temas.
O evento contou com a participação dos dirigentes José Eduardo Souza (secretário adjunto de Interior e Litoral), Peter Suzano (diretor da Regional ABCD) e Carlos Eduardo Brazilevski (Cadu) e Vilma Amaro (diretores de base da Regional). Segundo Cadu, a regional ABCD pretende dar continuidade ao debate no início de 2014, “com uma atividade voltada para estudantes de Comunicação Social”.
Vilma Amaro, diretora da Regional ABCD, José Eduardo, secretário adjunto do Interior e Litoral e o sociólogo Rafael Grohmann – Foto: Carlos Eduardo Bazilevski.