Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Organizações internacionais anunciam parceria com STF sobre liberdade de expressão no Brasil

Organizações internacionais anunciam parceria com STF sobre liberdade de expressão no Brasil


 

 fenaj

 

Na dia 12 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou uma parceria com os relatores especiais para a Liberdade de Expressão da ONU e da OEA (Organização dos Estados Americanos) e com a UNESCO uma parceria sem precedentes para um debate profundo sobre a liberdade de expressão no âmbito do sistema judiciário brasileiro.

O esforço conjunto tem como objetivo oferecer a juízes de todo o Brasil um espaço concreto para discutir questões relacionadas à promoção e proteção da liberdade de expressão, liberdade de imprensa e de informação, levando em conta o debate internacional sobre esses tópicos.

A iniciativa dá atenção especial à segurança dos jornalistas e à luta contra a impunidade, reconhecendo o papel central do Judiciário no enfrentamento desses desafios complexos e urgentes.

Entre as atividades programadas e organizadas, estão um diálogo internacional sobre essas questões e a criação de cursos on-line para juízes interessados em ampliar seu conhecimento nessas áreas.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, frisou a importância da parceria destacando que “a contrapartida da liberdade de expressão e de imprensa será sempre a responsabilidade sobre a manifestação do pensamento. E é precisamente do contraste entre direitos e deveres que emerge o real significado da liberdade de expressão, cujo maior propósito e assegurar a igualdade entre os cidadãos”.

De acordo com o relator especial da ONU para a Liberdade de Expressão Frank La Rue, “não há como assegurar liberdade de expressão sem as garantias legais que somente o poder Judiciário pode fazer valer. É por esse motivo que esta cooperação é extremamente relevante.”

A relatora especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Catalina Botero, destaca que “esta colaboração com o Supremo começou no início de maio, com a participação do ministro Joaquim Barbosa na celebração do Dia Mundial da Liberdade de Expressão, na Costa Rica. Certamente, irá fortalecer um debate saudável sobre padrões internacionais e deve encorajar outras cortes que queiram adotar a mesma estratégia.”

Guy Berger, diretor da UNESCO para a Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia, aponta que a iniciativa foi inspirada pelo Plano de Ação das Nações Unidas para a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade. O Plano visa fortalecer a contribuição de diversos setores sociais para pôr fim aos assassinatos e intimidações contra jornalistas.

A equipe técnica das instituições envolvida na cooperação se reuniu durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos realizado nesta semana em Brasília. Foi discutida a preparação de um plano de ação detalhado para 2014, a ser divulgado nas próximas semanas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo