Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Repúdio às agressões e ameaças contra Patrícia Campos Mello

Repúdio às agressões e ameaças contra a repórter Patrícia Campos Mello

A “Folha de S.Paulo” publicou hoje, como manchete, a excelente reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”, da jornalista Patrícia Campos Mello, expondo como a campanha do candidato Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência está sendo beneficiada por um esquema ilegal de impulsão de mensagens por rede social. Relevante, bem apurada, equilibrada, ouvindo os lados envolvidos, a reportagem é um exemplo de bom jornalismo em uma campanha eleitoral dominada por fake news.

Nas horas seguintes, porém, a jornalista viu-se atingida por centenas de xingamentos, agressões verbais e até ameaças vindas por rede social de apoiadores do candidato do PSL. Avessos ao debate e à crítica pública, essenciais numa sociedade democrática, os agressores querem sufocar a liberdade de imprensa e calar qualquer voz que levante questionamentos dirigidos a seu candidato. É a própria democracia que está sendo atingida quando a repórter é atacada.

Patrícia Campos Mello é uma jornalista experiente, com uma importante trajetória em vários veículos de imprensa e uma carreira premiada no Brasil e no exterior. A tentativa de intimidá-la, de barrar o seu trabalho, é um atentado contra o jornalismo e contra todos os jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam as agressões e ameaças contra a jornalista Patrícia Campos Mello, manifestaram sua solidariedade à profissional e colocaram-se à sua disposição para tomar todas as medidas necessárias para defendê-la e para responsabilizar os autores desses atos de vilania.

18 de outubro de 2018

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP 
Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo