Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

88 anos do SJSP: história viva da luta por salário digno, direitos, democracia e liberdade de imprensa

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo completa, neste 15 de abril, 88 anos de existência. São quase nove décadas de resistência, organização da categoria e enfrentamento, em defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da liberdade do exercício do trabalho jornalístico.

Desde sua fundação em 15 de abril de 1937, o SJSP esteve presente em momentos cruciais da história do Brasil. Fomos a voz que não se calou durante a ditadura militar, diante da tortura e do assassinato de Vladimir Herzog, em 1975, sob a presidência de Audálio Dantas, continuamos na luta em defesa da redemocratização do país, na linha de frente contra todo projeto autoritário que tenta silenciar a imprensa e destruir direitos sociais.

Em 2022, obtivemos uma vitória histórica, ao condenar judicialmente Bolsonaro – enquanto ele exercia a presidência da República! – por assédio moral coletivo à nossa categoria. Agora, nossa luta segue, para que golpistas do passado e do presente sejam julgados e punidos por seus crimes.

Chegamos aos 88 anos lutando pela revogação da reforma trabalhista, da pejotização e contra o desmonte das redações. Estamos permanentemente enfrentando o assédio no ambiente de trabalho, os baixos salários, a precarização e a violência institucional contra quem ousa mostrar a verdade.

Ainda estamos aqui, resistindo. Porque sabemos que nossa luta é maior do que cada obstáculo imposto.

Seguimos organizados na luta pela aprovação da PEC do Diploma (206/2012), nos unimos a Fenaj e aos sindicatos dos jornalistas filiados de todo o país, na última semana, no 4º Ocupa Brasília, para exigir que o exercício da nossa profissão volte a ter o reconhecimento e a valorização que merece.

Nossa história é construída por centenas de jornalistas que entendem que o jornalismo não se faz com neutralidade diante da injustiça, mas com coragem diante dos fatos.

Nesse momento em que iniciamos as campanhas salariais de 2025 em jornais e revistas da Capital e de jornais revistas do Interior e Litoral, comemoramos 88 anos lutando pelo valor do trabalho dos(as) profissionais do jornalismo.

Que os 88 anos do SJSP sejam mais do que uma celebração: sejam combustível para seguirmos firmes na luta.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo