Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

81% dos brasileiros querem mais mulheres na política

ONU mostra que 81% dos brasileiros querem mais mulheres na política

De acordo com levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, em parceria com o Ibope, para 81% dos brasileiros só é possível conseguir melhorias nos serviços públicos com presença maior de mulheres na política e em outros espaços de poder. Com a aprovação da opinião pública, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, destaca, durante o lançamento, na sexta-feira (14), da plataforma Brasil 50-50, que busca adesão de candidatura com políticas de promoção da igualdade, que o desafio é estabelecer o reconhecimento da demanda com a prática.

“Eu sou do 80%, então tenho que ser congruente. Tenho que fazer acontecer, votando em mais mulheres e em nomes de promotores da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres”, analisa Nadine. A pesquisa aponta ainda que entre os 2.002 participantes que responderam ao questionário em 141 municípios, 77% afirmam que o Parlamento precisa ser ocupado igualmente por mulheres e homens.

No lançamento do estudo, as especialistas avaliaram que para garantir a participação de mulheres é preciso uma ampla reforma política e criticaram que a única Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/2015, que tratava da reserva de vagas, não de candidaturas, tenha sido vetada pelos parlamentares no ano passado. E isso depois que, segundo a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lossio, já haviam reduzido a proposta original de 30% para 10% de vagas. 

Assista à reportagem completa:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo