Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo é nesta sexta (23)

3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo é nesta sexta (23)


 

encontrolgbt

 

No evento, será eleita a nova coordenação do Coletivo LGBT para a gestão 2013-2015, definido novo planejamento para o período e escolhidos os delegados e delegadas ao Encontro Nacional LGBT da Central.

O 3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo será nesta sexta (23), das 13h às 18h, no auditório amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, à Rua São Bento nº 413 (Edifício Martinelli), no centro paulistano. As inscrições devem ser encaminhadas no polisociais@cutsp.org.br ou bernadete@cutsp.org.br.

No evento, será eleita a nova coordenação do Coletivo LGBT da CUT/SP para a gestão 2013-2015, definido novo planejamento para o período e escolhidos os delegados e delegadas ao Encontro Nacional LGBT da Central, previsto para novembro. As questões LGBT também estarão na mesa de debates, com programação detalhada a ser divulgada pela CUT/SP.

“É um momento de renovar o Coletivo porque, de fato, conseguimos conquistas. Mas, ao mesmo tempo, ainda temos o deputado Marcos Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos”, diz João Batista Gomes, secretário de Políticas Sociais da CUT São Paulo. Como a discriminação e o preconceito ainda são muito presentes no cotidiano, isso prejudica a ascensão profissional, alerta o dirigente. Daí a importância da forte atuação da CUT levantando bandeiras na defesa de direitos dos trabalhadores/as LGBTs.

Entre os avanços no último período, Gomes destaca o reconhecimento da união homoafetiva pela justiça e também pelo mundo do trabalho, com as cláusulas contra a discriminação fazendo parte dos acordos coletivos.

Esse reconhecimento abriu portas e, graças à conscientização, à atuação e aos debates promovidos pelo Coletivo LGBT, diversos sindicatos conquistaram cláusulas específicas nas convenções coletivas, como inclusão do parceiro/a homoafetivo como beneficiário do plano de saúde e como dependente no caso de falecimento.

Homenagem – Outro momento importante no período foi a homenagem prestada ao Coletivo Estadual LGBT pela Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 28 de junho. A solenidade, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, foi organizada pelo mandato da deputada estadual Leci Brandão (PC do B), do deputado estadual Adriano Diogo (PT) e, ainda, pelo Fórum Paulista LGBT e pela Associação da Parada do Orgulho LGBT, entre outras entidades.

“Para nós, foi o reconhecimento do trabalho da CUT por ser a primeira central sindical a investir e dar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras LGBT”, finaliza o dirigente cutista.

 

Serviço

3º Encontro Estadual LGBT da CUT São Paulo23 de agosto de 2013, das 13h às 18hSindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e RegiãoRua São Bento nº 413 (Edifício Martinelli) – centro paulistanoInscrições: polisociais@cutsp.org.br ou bernadete@cutsp.org.br. 

Informações: (11) 2108-9165

Texto – CUT/SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo