A Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) abriu a votação pública para o 36º Troféu Ângelo Agostini com o objetivo de escolher as melhores produções lançadas em 2019. A votação ficará aberta de 11 a 31 de janeiro 2021 e qualquer pessoa interessada pode participar, inclusive residentes em outros países.
A premiação é referente a 2020 – uma vez que havia sido adiada devido a pandemia – e o processo de votação será realizado pela internet através de formulário próprio. Organizado em duas etapas, na primeira fase uma equipe de convidados ligados a área escolheu os dez nomes para cada categoria que compõem a cédula de votação, agora tem início a votação aberta onde o público poderá escolher os melhores entre os nomes pré-selecionados.
Sobre o Troféu
O Troféu Ângelo Agostini foi criado para homenagear os profissionais que dedicaram suas vidas ao trabalho na área de quadrinhos e, ao longo dos anos, ampliou o alcance e passou a distinguir também os melhores trabalhos e profissionais do ano anterior.
A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) foi fundada em 1984 e reúne profissionais que trabalham com histórias em quadrinhos e humor gráfico, charges e cartuns. Sua criação contou com o apoio do Sindicato dos Jornalistas e tem entre seus fundadores nomes como Fortuna, Henfil, Jayme Leão, Chico Caruso, Maringoni, João Gualberto Costa (Gual), José Alberto Lovetro (Jal), Franco de Rosa, Worney Almeida de Souza, Bira Dantas e muitos outros.