Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

2° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação começa na sexta-feira (10)

2° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação começa na sexta-feira (10)

2_endc

Com apoio de várias entidades e movimentos sociais, o 2° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) começa nesta sexta-feira, 10/04, em Belo Horizonte. O evento contará com a participação de vários especialistas internacionais, movimentos sociais, entidades, sindicatos e ativistas que defendem a democratização e o acesso à comunicação. O calendário faz parte da Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização e pelo Direito à Informação, instituída pela Lei Estadual 20.813/13.

Segundo os organizadores, o objetivo é estimular a reflexão sobre experiências de países que avançaram na revisão e atualização dos marcos legais como, por exemplo, a Argentina e Uruguai. O encontro vai debater o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, elaborado pelos movimentos sociais brasileiros.

“A atual conjuntura, em que a disputa política está cada vez mais acirrada, confirma novamente a importância de haver democracia nos meios de comunicação brasileiros, de forma a que todas as vozes e todos os segmentos da sociedade tenham espaço para expor e defender suas ideias e não somente, como hoje, um pequeno grupo de megaempresários que tenta conduzir a opinião pública. Por isso esse encontro em Belo Horizonte  é extremamente importante”.

Além do Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini, participarão do encontro o assessor de comunicação do ex-presidente do Uruguai José Mujica, o jornalista e pesquisador da Argentina, Martín Bacerra e Toby Mendel, pesquisador em comunicação e consultor internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação também contará com a presença de representantes do Ministério Público Federal e da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e do Comitê Gestor da Internet no Brasil ( CGI.br). A regulamentação do Marco Civil da Internet e o Plano Nacional da Banda Larga serão debatidos por cerca de 40 ativistas.

 

Por CUT

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo