Iniciado na manhã desta quarta-feira (2 de abril) prossegue até as 17 horas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, o I Encontro Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (1° Enjira). Promovido pela FENAJ e pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal (SEPPIR), o evento tem como tema “Os Jornalistas e a Construção da Igualdade Racial na Mídia”.
A realização do Enjira tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema etnia e raça e seus desafios na mídia brasileira, traçando encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de imprensa das esferas pública privada, explica a presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da FENAJ, Valdice Gomes.
“A realização do encontro é uma antiga aspiração dos coletivos de jornalistas que lutam contra o racismo e em defesa de ações afirmativas na mídia, existentes nos sindicatos da categoria de vários estados, a exemplo do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul e das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia”, afirma Valdice.
Para fazer palestras e conduzir o debate, foram convidados profissionais referenciados na mídia étnica nacional, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal A Tarde (BA), especializada em questões de identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Andrade, diretor geral do Portal Áfricas; e Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra.
36º CNJ
Às 20 horas desta quarta-feira, também no Centro de Convenções Ruth Cardoso, acontece a solenidade oficial de instalação do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas. O sociólogo francês Dominique Wolton, um dos grandes especialistas europeus em política e comunicação, proferirá a conferência “Jornalismo para humanizar a comunicação”, que abre a programação programação do evento.
Por FENAJ