Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

15º Congresso dos Jornalistas: eleição de delegados (as) vai até sexta (28)

15º Congresso dos Jornalistas: eleição de delegados (as) vai até sexta (28)


Eleições ocorrem nos locais de trabalho em todo o estado e também na sede da capital e nas regionais do Sindicato dos Jornalistas. Participe e fortaleça a defesa dos direitos da categoria.


Entre os dias 4 e 6 de agosto, ocorre o 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, no auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

A eleição dos delegados e delegados para o evento começou em 1º de junho e segue até a próxima sexta-feira (28) nos locais de trabalho, em todas as regiões do estado, e também nas Reuniões Preparatórias Temáticas, que o Sindicato está convocando para discutir previamente os assuntos que estarão na pauta do 15º Congresso.

Quem pode participar

Todo jornalista, sindicalizados ou não, pode – e deve – participar das eleições, mas só quem é sindicalizado pode ser eleito delegado (a) com direito a voz e voto no plenário do 15º Congresso.

Os jornalistas do interior e litoral que forem eleitos delegados (as) terão direto a transporte, hospedagem e alimentação custeados pelo Sindicato. Também será disponibilizada estrutura de creche às crianças para facilitar a participação das delegadas (os).

O jornalista que não é eleito delegado (a), mas é sindicalizado, poderá participar do 15º Congresso como observador (a), assim como os estudantes pré-sindicalizados, com direito a voz nos debates. Neste caso, é preciso fazer inscrição até 27 de julho acessando o formulário no http://bit.ly/JornalistaObservador

Eleição no local de trabalho
Nos locais de trabalho, a eleição é na proporção de um delegado (a) eleito (a) a cada três participantes na reunião. Os profissionais interessados em organizar eleição no local de trabalho devem solicitar ao Sindicato a presença de um diretor (a) para acompanhar a reunião, enviando mensagem para  diretoriaexecutiva@sjsp.org.br, ou contatando diretamente uma das regionais, no interior e litoral, ou a sede do SJSP, na capital, pelo telefone: (11) 3217-6298.

Eleição nas Reuniões Preparatórias Temáticas
Para discutir previamente os assuntos que estarão em pauta no congresso e para a eleição de delegados (as), o Sindicato dos Jornalistas está realizando uma série de Reuniões Preparatórias Temáticas, com plenárias na sede da entidade e nas regionais do Interior e Litoral.

O jornalista filiado que comparecer a, pelo menos, três reuniões estará automaticamente credenciado a participar do 15º Congresso com direito a voz e voto.

Na capital, a última reunião ocorre no próximo dia 25 de julho (terça-feira), às 12h e às 19h, na sede do Sindicato, discutindo a defesa do jornalismo nas assessorias de imprensa, a reforma do Estatuto do Sindicato e o impacto da crise política e econômica na profissão, entre outros.

No Interior, Litoral e Grande São Paulo, confira a agenda clicando aqui ou procure um diretor da região para saber em quais dias e horários ocorrem as plenárias.

Participação como observador (a)
O jornalista sindicalizado não eleito delegado (a), assim como o estudante de jornalismo pré-sindicalizado, também pode participar do congresso como observador (a), com direito a voz nos debates do plenário. Basta fazer a inscrição pela internet até 27 de julho acessando http://bit.ly/JornalistaObservador

Participe dos debates e seja delegado ou delegada ao 15º Congresso Estadual dos Jornalistas. Fortaleça a defesa dos direitos da categoria e a construção coletiva do Sindicato.

Baixe e confira os textos-base e as propostas de resolução que estão sendo discutidas. Os conteúdos estão em construção nas reuniões e as versões finais serão apresentadas no caderno de teses para debate no evento.
Assessoria de Imprensa
Os jornalistas e a crise política
Os jornalistas, as reformas e os acordos coletivos

Veja também: Regimento interno do 15º Congresso

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo