O 11º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) será realizado entre os dias 9 e 13 de julho noTransamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP) trazendo como tema principal a “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as relações de trabalho para garantir e ampliar direitos”. Com cerca de 2.500 delegados e delegadas inscritos – dos quais, mais de 500 da CUT/SP, o 11º CONCUT é o maior da história da Central.
No Encontro Estadual da CUT (CUT), realizado em março, os jornalistas conseguiram aprovar bandeiras que serão encaminhadas ao CONCUT como a luta pela realização da II Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ampliação dos serviços de banda larga para democratizar o uso das redes sociais e também o apoio à punição aos crimes da ditadura militar, que estão sendo analisadas pela Comissão da Verdade. O Sindicato dos Jornalistas é membro da Comissão em nível estadual.
O CONCUT vai atualizar o projeto político-organizativo da CUT para a próxima década e, principalmente, refletir e elaborar propostas para o próximo período na Central a partir da concepção de desenvolvimento cutista, com valorização do trabalho, política econômica mais ousada e ampliação do papel do Estado na redução das desigualdades sociais. Outra pauta importante do congresso é a escolha da Direção Executiva para o período 2012-2015.
No primeiro dia do evento, das 10h às 18h, acontece o seminário internacional “Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Enfrentamento da Crise”, com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre o tema, avaliando as consequências e os caminhos de enfrentamento da crise pela classe trabalhadora.
O filósofo Vladimir Safatle, Professor Doutor da Universidade de São Paulo, vai debater “As várias faces da crise”, com mediação de João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT, entre outros convidados.
A abertura solene, a partir das 19h00, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de várias autoridades. Confira programação do seminário internacional:
10h00 – Abertura
– Artur Henrique – presidente da CUT
– João Antonio Felício – secretário de Relações Internacionais
– Hassan Yusuff – presidente da CSA (Central Sindical das Américas),
10h30 – Mesa “Liberdade e Autonomia: fortalecendo a organização sindical”
Debatedores:
– Michael Sommer – presidente da CSI-ITUC (Central Sindical Internacional)
– Cathy Feingold – Diretora do Departº de Relações Internacionais da AFL-CIO
– Rafael Freire – Sec. de Política Econômica e Desenv. Sustentável – CSA
– Carmem Benitez – ACTRAV/OIT
– Artur Henrique da Silva Santos – Presidente da CUT
Mediadora: Rosane Silva – Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT
14h00 – Mesa “As varias faces da Crise”
Debatedores:
– Vladimir Safatle – Filósofo, professor Doutor da USP
– Victor Baez – Secretário Geral da CSA
– Roland Schneider – Assessor Politico Senior da Trade Union Advisory Committee (TUAC), Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) in
Mediador: João Antonio Felício – Secretário de Relações
Com informações de Flaviana Serafim – CUT/SP