Na plenária final do XXIV EEJAI (Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa), os jornalistas elegeram os delegados que irão representar o estado de São Paulo no XIX ENJAI (Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa), que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, no Rio de Janeiro. Além disso, foram apresentadas e aprovadas as moções e a Carta de São Pedro.
Os participantes também debateram as teses que serão encaminhadas ao ENJAI. Elas foram aprovadas por unanimidade pelos jornalistas que participaram do Encontro. Elas versavam sobre A Assessoria de Imprensa, o Jornalismo e os Grandes Eventos, Regulamentação e Formação – lutas prioritárias para um jornalismo voltado ao interesse público, Relações e condições de trabalho nas Assessorias de Imprensa e a Assessoria de Imprensa no Serviço Público.
Delegados XIX ENJAI
A delegação paulista é composta por Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização do SJSP, Sylvio Miceli, coordenador da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI), Lílian Parise, secretária de Cultura e Comunicação do SJSP, Carlos Eduardo Bazilevski Aragão (Cadu), diretor de base da Regional ABCD, Marco Rogério Duarte, diretor de base da Regional de Ribeirão Preto, João Luiz Marques, Sintaxe Comunicação, Inês Correia, membro da CPAJAI e como suplentes: Douglas Mansur, coordenador da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep), Camila de Oliveira, da Afubesp e Luis Ribeiro da USP de Ribeirão Preto.
Moções
Moção de apelo pela Memória, Verdade e Justiça
Como aprovada há dois anos, no último EEJAI, no Guarujá/SP, e depois referendado no Encontro Nacional, em Natal/RN; reiteramos o apelo para que os jornlaistas se integrem à luta nacional por Memória, Verdade e Justiça no âmbito do jornalismo, recuperando a memória dos colegas torturados, presos, mortos e desaparecidos e apontando as empresas envolvidas com os órgãos de repressão, promovendo-se, assim, a Verdade e a Justiça.
Moção de repúdio às demissões
Repudiamos a onda de demissões, pela qual passa a nossa profissão nos últimos tempos. Grandes grupos de Comunicação têm realizado cortes sistemáticos em seus quadros de funcionários, em plena campanha Salarial de Jornalistas, e o pior que estas empresas têm deixado que ondas de boatos tomem grandes proporções, sem fazer nenhum esclarecimento aos seus trabalhadores, o que tem causado grande apreensão em algumas grandes redações.
Os jornalistas, junto coma sua entidade de classe, continuarão na luta contra as demissões.
Moção de repúdio ao Assédio Moral
Repudiamos o assédio moral que afeta não só o dia a dia do jornalista, mas fere a sua dignidade humana.
Moção de repúdio às empresas e órgãos públicos que
Repudiamos às Câmaras Municipais, prefeituras e empresas públicas e privadas, que mantém em seus quadros um número exagerado de estagiários e não diplomados, deixando desempregados jornalistas profissionais
Carta de São Pedro
Jornalistas em assessoria de imprensa, reunidos no XXIV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), de
Durante o encontro foi realizada a mesa redonda “Relação da Mídia com os Grandes Eventos Esportivos”, com os jornalistas André Cintra (SP Copa/Prefeitura de São Paulo), Paulo Rossi (Ministério dos Esportes) e Milton Neves; as oficinas “Planejamento Estratégico para Grandes Eventos”, com a jornalista Vera Longuini (Ateliê da Notícia); e “Megaeventos: Boa Oportunidade para as Assessorias”, com o jornalista e professor Gilberto Lorenzon; além da palestra “Assessoria de Imprensa em Turismo e Negócios”, com William José Périco (pres. Abav/SP) e Luiz Henrique Miranda (Assessor Abav/SP).
Após debates, os jornalistas assumiram os seguintes compromissos:
1 – Prosseguir no movimento pela homologação das novas diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo;
2 – Dar continuidade à negociação com RPs em relação à sobreposição da atuação com os assessores;
3 – Defender relação colaborativa e respeitosa entre assessorias e mídias produtoras de conteúdos;
4 – Apoiar a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para a criação do piso nacional do jornalista;
5 – Acompanhar, por meio da Fenaj e dos Sindicatos dos Jornalistas, os editais para concursos que apresentem vagas para a categoria, no sentido de que cumpram sempre a legislação, que prevê 5 horas diárias de trabalho;
6. Acompanhamento, por parte da Fenaj e do conjunto dos Sindicatos dos Jornalistas, dos Planos de Carreira para combate ao acúmulo de função e o uso indevido de estagiários nas assessorias de imprensa/comunicação;
7 – Defender a cultura brasileira na esfera internacional em grandes eventos e na produção cotidiana da notícia.
São Pedro, 9 de junho de 2013
O XXIV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI)
Foto – Delegação paulista para o ENJAI – Rubens Chiri