Pular para o conteúdo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Violência contra jornalistas

Estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa querem ouvir mulheres jornalistas em pesquisa sobre violência na categoria

Redação - SJSP

A pesquisa Mulheres jornalistas e a violência na profissão é direcionada a jornalistas que atuam na imprensa e que sofreram algum ataque ou agressão em decorrência da cobertura jornalística. Este estudo é coordenado pela professora Paula Melani Rocha e com participação dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

O objetivo é caracterizar os traumas e riscos aos quais as jornalistas estão expostas no exercício de suas atividades, à saúde, família, qualidade de vida e profissão. Os ataques e riscos no exercício da profissão afetam a saúde das profissionais, somado a um contexto de crise do próprio mercado de trabalho. Assim como a cobertura de acontecimentos traumáticos. Somado a isso, relatórios de monitoramento de violência contra jornalistas apontam viés de gênero nos ataques contra as profissionais mulheres.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Todas as informações coletadas serão confidenciais. Somente a equipe de pesquisa terá conhecimento de sua identidade. Os dados coletados serão utilizados apenas para esta pesquisa.

Para colaborar, responda o questionário online aqui

veja também

relacionadas

mais lidas