Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trump, tire as mãos da Venezuela! A América Latina não será colônia dos Estados Unidos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) manifesta sua posição de indignação e absoluto repúdio diante do ataque militar promovido pelos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela, ocorrido na madrugada deste sábado, 3 de janeiro de 2026.

Este dia será lembrado na História da América Latina por sua infâmia, que escancara o esgotamento de qualquer discurso hipócrita sobre o chamado “modelo de democracia dos Estados Unidos para o mundo”.

Ao violarem de forma flagrante o direito internacional e os princípios que regem as relações entre as nações, com o agravante do sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, os Estados Unidos não agridem apenas o povo venezuelano, mas atentam contra toda a América Latina, sua soberania e seu direito à autodeterminação.

Não há qualquer dúvida sobre os objetivos dessa agressão: o controle dos recursos naturais da Venezuela e a tentativa de impor ao continente a doutrina de submissão defendida por Donald Trump. Trata-se de uma ameaça direta a todos os países que lutam por soberania no continente, em especial, o Brasil.

Como jornalistas, temos o dever de reportar os fatos com rigor e responsabilidade, sem ceder às pressões editoriais de empresas de comunicação que historicamente legitimam ou silenciam diante das intervenções dos Estados Unidos na região.

Em 13 de novembro, nosso Sindicato promoveu um ato-debate contra a já crescente ameaça de intervenção militar dos EUA à Venezuela e outros países da América Latina. Na ocasião, foi ratificada carta dirigida aos cônsules da Venezuela, Colômbia, Cuba e Mexico em defesa do respeito à soberania desses países.

O SJSP reafirma sua solidariedade à classe trabalhadora venezuelana e seu compromisso com a defesa da soberania dos povos, da paz e do jornalismo profissional, baseado em informação responsável e comprometida com os fatos, contra a propaganda de guerra e a desinformação.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo