O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) sediou na tarde desta sexta-feira (9) um Café com Prosa organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com o objetivo de promover o I Congresso Nacional do MPA que será realizado entre os dias 12 a 16 de outubro no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
O dirigente nacional do MPA, Romário Rosetto, disse que é fundamental realizar uma campanha maciça contra a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos. “O seu uso indiscriminado tem ocasionado 500 mil casos de câncer por ano no Brasil apenas para atender aos interesses das multinacionais que monopolizam a venda deste tipo de produto”, diz ele.
O presidente da CUT/SP, Douglas Izzo, que participou da atividade, disse que a entidade será parceira dos movimentos de agricultores, sobretudo na luta pela reforma agrária. “É fundamental contrapor os interesses do grande latifúndio e trabalhar para democratizar as terras, que pertencem a todos os brasileiros”, observou ele.
Soberania Alimentar
O Congresso do MPA tem como tema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, consolidando a aliança do campo e da cidade que tem no Alimento Saudável o elo unificador. Na oportunidade espera-se receber mais de 4.000 camponeses e camponesas, dos quais 50 % mulheres, 50% homens e 60 de juventude, vindos de 19 Estados onde o MPA tem base organizada, bem como, a participação dos operários e delegações internacionais.
Durante o Congresso será realizado a I Feira Nacional da Agricultura Camponesa, que será aberta ao público em geral, terá uma praça de alimentação, alimentos e bebidas agroecológicos do Campesinato, bem como, artesanato e muita cultura de todas as regiões do país. Também será realizado, o I Congresso Mirim do MPA, onde as crianças do movimento terão a oportunidade de estudar, brincar, criar e aprender ainda mais sobre o movimento que fazem parte. A programação contempla ainda apresentações culturais como Pedro Munhoz, Zé Pinto, Neudo Oliveira, Antônio Gringo, Zé Mulato e Cassiano, Wilson Aragão, Trio Raízes Nordestinas, Paulo Matricó, Pereira da Viola, Ceser Amorim e Mistura Popular.
Romário Rosetto e Douglas Izzo falam no Café com Prosa no Sindicato
Foto de Adi Spezia (MPA)