Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP organiza manifestações em Santos, Campinas e Americana

SJSP organiza manifestações em Santos, Campinas e Americana


 

 

protestosantos

 

Chegaram ao fim, na última quinta-feira, dia 11, as manifestações que os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) organizaram para convencer os donos de jornais do Interior e Litoral a melhorar a proposta salarial que enfrenta dificuldades de negociação na Campanha Salarial de 2012. Os atos começaram na terça-feira, dia 10, em Sorocaba (vide matéria neste sitio) e terminaram em Santos.

Nos protestos, os dirigentes procuraram conversar com os jornalistas e expor as dificuldades que a entidade encontra para negociar com os patrões. Além disso, foi abordada a importância de uma maior participação e mobilização por parte da categoria. 

Na quarta-feira, dia 10, a direção do SJSP esteve em Americana, onde os dirigentes entraram nas redações dos jornais O Liberal e Todo Dia. Puderam conversar com os trabalhadores, explicar a situação difícil em que se encontra a Campanha Salarial do Interior e Litoral e ouvir as dúvidas dos jornalistas.

No mesmo dia, os dirigentes também estiveram em Campinas, na RAC, mas não foram autorizados a entrar na redação para falar com os jornalistas. Por este motivo, ligaram a caixa e falaram em alto e bom som para que todos, trabalhadores, diretoria e quem passasse na rua, pudessem ouvir o quanto os patrões exploram seus trabalhadores, os mesmos responsáveis pela elaboração dos principais jornais da cidade.

Em Campinas, as manifestações foram organizadas pelos dirigentes Lílian Parise, secretária de Comunicação e Cultura do SJSP e da CUT/SP, Agildo Nogueira, diretor da Regional de Campinas, José Eduardo, responsável pela Grande São Paulo, Edna Madalozzo e Djalma Santos, da diretoria de base da região.

Já no último dia de protestos, na sexta-feira, dia 11, foi a vez do jornal A Tribuna, em Santos. Nesse dia, não foi só a chuva que tentou atrapalhar o ato, mas também a direção do Jornal, que além de não autorizar a entrada dos dirigentes, fez jogo duro com os trabalhadores. 

O presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), participou pessoalmente desta manifestação, uma vez que, além da questão salarial, há em Santos o problema da demissão do diretor de base da Regional, Eraldo Santos, demitido do jornal A Tribuna 11 meses antes de se aposentar. Também participaram da  manifestação o diretor da Regional de Santos, Carlos Alberto Ratton, além dos dirigentes José Eduardo e Fabiana Caramez. Os dirigentes, além do ato político em frente ao jornal, distribuíram panfletos a todos que passavam pela movimentava Rua João Pessoa, no centro de Santos.

A diretoria do SJSP aguarda agora uma posição do sindicato patronal sobre a melhoria na proposta, que será submetida a novo Plebiscito.


protestocampinas

 

 

Foto 1- Dirigentes em frente ao jornal A Tribuna, em Santos – Bárbara Barbosa

Foto 2 – Dirigentes do lado de fora da RAC, em Campinas – Bárbara Barbosa

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo