O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Regional ABCD, repudia veementemente a atitude do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), que impediu a jornalista Camila Pergentino do jornal Diário do Grande ABC de participar de uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29) no Espaço Municipal das Telhas, anexo ao Palácio da Cerâmica.
Em um ato completamente misógino e um claro ataque ao exercício da profissão e à liberdade de imprensa, Auricchio proibiu Camila de concluir uma pergunta para a secretária de Saúde e pré-candidata a vice-prefeita, Regina Maura Zetone (PSD). Além de enfatizar que tal atitude não é compatível com um chefe do Executivo, é bom que fique claro que o que aconteceu é um atentado contra a liberdade de imprensa e contra a democracia.
Agravando ainda mais situação, após o ocorrido, os jornalistas do DGABC foram excluídos do grupo de WhatsApp em que a assessoria de comunicação tem adicionados jornalistas de diversos veículos, estendendo a agressão a todos jornalistas do DGABC. A Regional ABCD entrou em contato com a jornalista para oferecer apoio e suporte jurídico do SJSP. Toda solidariedade à Camila Pergentino e aos colegas do Diário do DGABC.