O secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, André Freire, e o diretor para Assuntos da Grande São Paulo, José Eduardo Souza, se reuniram,no último dia 26 de julho, na Subsede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Santo André, com jornalistas da região a fim de constituir e oficializar a Comissão Pró-Regional da Região ABCD do Sindicato e deliberar sobre as primeiras providências para a implantação da Regional.
Participaram da reunião os jornalistas Vilma Amaro, Sandra Regina Morais, Peter Suzano e Carlos Eduardo Aragão que, junto com os dirigentes, discutiram vários temas para oficializar a Comissão, assim como a Campanha de Sindicalização, a realização de cursos e eventos, a Campanha Salarial de Jornais, Revistas e Assessoria de Imprensa que está em andamento.
Segundo José Eduardo, o Sindicato deu um passo importante na consolidação da Regional ABCD, “Contamos com uma equipe entusiasmada e comprometida em reconstruir uma Regional que foi muito atuante no passado. Outra questão importante é a parceira com os sindicatos cutistas da região, nossa sede será no espaço da CUT-ABC, embora as reuniões sejam alternadas entre São Bernardo e Santo André”
Os jornalistas também decidiram que uma campanha de esclarecimento e combate ao assédio moral será realizada juntamente com ações contra a prática da contratação de jornalistas como Pessoa Jurídica (PJ), pelo controle de jornada de trabalho, além de levantara situação dos jornalistas de imagem na região. A atuação da Corfep, o 14º Congresso Estadual dos Jornalistas de São Paulo – que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Caraguatatuba, no litoral paulista – também estiveram em pauta.
Na reunião foi aprovada ainda a realização de um seminário, em agosto, para debater o tema do 14º Congresso – ‘Jornalismo e Trabalho no Século XXI’- e escolher delegado ou delegada. Para a realização de cursos destinados aos profissionais na região foi aprovada a realização de uma pesquisa com jornalista e estudantes de jornalismo sobre os principais temas de interesse dentre os já realizados pelo Sindicato.
A sindicalização e ressindicalização será prioridade da Comissão, que intensificará contatos para que os jornalistas se sindicalizem ou retornem aos quadros associativos da entidade.
Ao final, os jornalistas participantes foram informados sobre o andamento da negociação da Campanha Salarial, que tem demonstrado grande intransigência patronal, principalmente para atender a reivindicação de aumento real de salários e sobre as demissões que estão acontecendo nas redações da região, como aconteceu recentemente no Diário do Grande ABC, e das providências que o Sindicato está tomando para reverter esse cenário.
Legenda: José Eduardo (na cabeceira) e os membros da Comissão Provisória da Regional ABCD – foto de André Freire