Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato debate violência contra jornalistas e a organização da categoria

Sindicato debate violência contra jornalistas e a organização da categoria

Na próxima quarta-feira (20 de julho), às 19h, a sede do Sindicato abrigará o debate “Sindicato na Defesa do Jornalismo e do Jornalista”, que terá como questão central a escalada de episódios de violência contra a nossa categoria. Diante do início das campanhas eleitorais, aumentam as preocupações de que jornalistas estarão expostos a ameaças, tentativas de intimidação e de agressões. 

Diante disso, colegas jornalistas e representantes de entidades discutirão como poderemos nos organizar para frear os casos de violência e atuar na proteção coletiva da categoria. 

Rubens Valente, jornalista que foi alvo de perseguição judicial do STF e recentemente esteve no Vale do Javari investigando o assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira, é um dos convidados desta conversa. Além de Valente, Bia Barbosa (Repórter Sem Fronteiras), Thais Folego (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, Cojira-SP) e Jaqueline Silva (Centro Acadêmico Lupe Cotrim, da Escola de Comunicação e Artes da USP) também participarão do debate. 

A mesa contará ainda com a presença de Samira de Castro, que é candidata à presidenta da Fenaj nas eleições que ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de julho. Castro encabeça a chapa “Unidade Na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, com cinco diretoras e diretores do SJSP: José Augusto Camargo, Marcia Quintanilha, Norian Segatto, Paulo Zocchi e Thiago Tanji.

A atividade na sede do SJSP também marcará o início da Campanha de Sindicalização 2022, que tem o objetivo de filiar centenas de jornalistas nos próximos meses. “Para construirmos diariamente um Sindicato forte, que consiga organizar nossa categoria na luta por salários e dignidade, mas também contra os casos de violência que vêm aumentando nos últimos anos, precisamos que todas e todos os jornalistas se somem à nossa entidade. E a sindicalização é o principal caminho para isso”, afirma Thiago Tanji, presidente do SJSP. 

Por conta da pandemia, a capacidade do auditório estará reduzida e é obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo. O evento contará com transmissão online. A sede do Sindicato fica na Rua Rego Freitas, 530, sobreloja.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo