Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato convoca reunião com portais para resolver a situação de jornalistas

Sindicato convoca reunião com portais para resolver a situação de jornalistas


 

 imagem_cursos

Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo enviou ofício para os portais Terra, Ig, Vírgula e UOl solicitando agendamento de reunião. O encontro tem como objetivo solucionar irregularidades que os jornalistas vêm sofrendo nestas empresas. Os portais Yahoo e Hotmail também estão sendo contatados.

Entre os pontos de pauta está o reconhecimento da atividade jornalística na produção de conteúdo publicado pelos portais, assim como, o enquadramento sindical e o estabelecimento de acordo coletivo para os jornalistas que trabalham no segmento de portais da internet. Além disso, o Sindicato reivindica e negociação de reajuste salarial extensiva a benefícios que já constam dos acordos coletivos dos jornalistas empregados em outros segmentos, para aplicação imediata.

Nesta semana, a página do Sindicato apresentou uma série de denúncias que atinge os trabalhadores do Portal Terra. Esta é a segunda tentativa do Sindicato de regularizar a situação destes profissionais que estão vinculados erroneamente no Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cursos de Informática (Sindiesp), que tem uma Convenção Coletiva de Trabalho totalmente diferente a dos jornalistas no que se refere ao piso salarial e jornada de trabalho. Pela convenção do Sindiesp os jornalistas que deveriam realizar jornada de 5 ou 7 horas, trabalham 44 horas semanais.

 As empresas têm o prazo de até 10 dias corridos para agendar a reunião. Caso está nova tentativa de diálogo seja ignorada, o Sindicato tomará as medidas judiciais necessárias em defesa dos interesses dos jornalistas de portais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo