Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato consulta categoria sobre a abertura das negociações

Rádio e TV: Sindicato consulta categoria sobre a abertura das negociações

Cerca de um mês depois de remeter a pauta de reivindicações da categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) foi procurado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão para renovar o conjunto das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), atualizando os salários em 100% da inflação do período. A inflação medida nos últimos 11 meses já acumulou 2,8% e o número final, incorporando a inflação de novembro, será conhecido em 6 de dezembro.

As empresas ofereceram essa proposta e para que seja válida deve ser aceita até 30 de novembro, véspera da data-base. Por isso, a direção do Sindicato dos Jornalistas realizará nos próximos dias um plebiscito nas redações para consultar a categoria.

Caso os jornalistas aceitem a proposta, a CCT estará garantida por mais um ano, incluindo a PLR que varia de 45% do salário nas empresas com mais de 85 jornalistas a 30% dos salários nas empresas pequenas, nos limites já praticados nos anos anteriores. Também serão corrigidos pela inflação as demais cláusulas econômicas e fica garantida a renovação de todas as cláusulas sociais, tais como a estabilidade para o empregado em vias de se aposentar e a estabilidade para gestante, entre outras. Por outro lado, os jornalistas abrem mão do ganho real e de inserir ou aprimorar cláusulas.

Ao receber a proposta, o SJSP já sinalizou para o patronal que, caso a categoria aceite a proposta, pretende concretizar a cláusula que prevê uma comissão paritária para negociar cláusulas que demandem maior tempo de negociação com vistas à próxima negociação.

Caso a categoria rejeite a proposta patronal de renovar a convenção com reposição da inflação, o Sindicato estará pronto para negociar, mas destaca que o sindicato patronal já sinalizou sua disposição em negociar cláusulas já estabelecidas. O SJSP ressalta a importância em negociar pontos fundamentais à categoria, tais como o adicional de penosidade e por trabalho multiplataforma bem como as demais cláusulas propostas na pauta de reivindicação (leia aqui), mas lembra que a renovação do conjunto de direitos já conquistados é de extrema importância no atual cenário da conjuntura brasileira.


Saiba mais

Para saber mais sobre o andamento da Campanha Salarial de Rádio e TV, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo