Lamentavelmente, na tarde desta quarta-feira (9), foram registradas novas agressões a jornalistas que se encontravam em pleno exercício profissional. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) considera inadmissível este tipo de atitude.
O incidente ocorre em um momento de grande tensão política, em que manifestantes não entendem o papel do profissional de imprensa, que se esforça para levar à população informações e imagens que retratam os fatos. A direção do Sindicato protesta contra esta atitude e conclama a todos os cidadãos que não incorram no erro de confundir o trabalho de busca pela informação com o resultado final do noticiário produzido pelas empresas jornalísticas.
Eventuais interesses políticos e econômicos de empresas de comunicação e suas linhas editoriais não podem ser confundidas com a atividade jornalística, que se caracteriza por levar ao conhecimento da sociedade as próprias demandas dos trabalhadores.
O incidente
Equipes de reportagem da Rede Globo e GloboNews foram hostilizadas e expulsas da manifestação realizadas por taxistas em frente à Câmara dos Vereadores de São Paulo contra o aplicativo Uber. Sob ameaças, uma repórter e um cinegrafista tiveram que se refugiar dentro do Legislativo Municipal. Um carro com a logotipo da Globo foi coberto por adesivos distribuídos por taxistas. Uma terceira equipe de reportagem também foi abordada pelos manifestantes e precisou ser escoltada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).