Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato conquista vacina para jornalistas em São José do Rio Preto

Sindicato conquista vacina para jornalistas em São José do Rio Preto

A Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) em São José do Rio Preto, junto com os profissionais de imprensa local, conquistaram o direito em vacinar os profissionais de imprensa prioritariamente contra a covid-19.

Após consulta ao Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus da cidade, o prefeito Edinho Araújo (MDB) deu sinal verde para a imunização dos profissionais da imprensa local.

Linha de Frente

Sérgio Sampaio, diretor de base do SJSP, salientou que, após reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, ficou acordado que as empresas de comunicação: TVs, rádios, sites e jornais e as assessorias de imprensa encaminhassem a listagem dos profissionais que estão atuando nas redações e nas ruas – incluindo jornalistas e demais profissionais da imprensa como o pessoal do suporte técnico das rádios, TVs, jornais e sites. Por meio destas listas, os profissionais poderão ser imunizados contra a covid.

“Conseguimos enquadrar todos os profissionais que atuam nas redações, emissoras e assessorias de imprensa. Todos fazem com que as informações sejam passadas para a população”, afirmou o diretor de base do SJSP. A vacinação prioritária dos jornalistas teve início no último dia 25 de junho e os profissionais da imprensa então sendo imunizados com as doses remanescentes das vacinas contra à covid-19 (Xepa).

No primeiro momento, estão sendo vacinados jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vão para a rua fazer matérias; outro requisito é a idade, os profissionais estão sendo vacinados por idade decrescente. Quando todos estes profissionais forem vacinados, será a vez dos que atuam nas redações incluindo o pessoal do setor técnico e artístico das TVs, rádios e jornais impressos. A questão da idade também será levada em consideração e, por último, serão vacinados os jornalistas em assessoria de imprensa.

Segundo Sampaio, no dia 26 de maio foi protocolado um pedido de vacinação dos jornalistas e profissionais de imprensa para o prefeito Edinho. No mesmo dia, um documento foi protocolado para o presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Roberto, pedindo apoio do legislativo.

A Regional em São José do Rio Preto contou com o apoio e participação efetiva da categoria para conquistar esse direito por meio de diversas ações feitas nas últimas semanas para convencer o poder público local.

Mobilização

Desde o final do mês de maio, a Regional buscou o apoio da categoria para que a mesma se engajasse fazendo publicações nas redes socais com a frase “NOTICIA NUNCA PAROU” e #VACINAIMPRENSA. A adesão da categoria foi reforçada no Dia Nacional de Mobilização em 9 de junho.

Câmara Municipal

Em 1º de junho, o SJSP teve espaço na Tribuna Livre da Câmara para salientar o pedido pela imunização dos profissionais de imprensa e pedir de apoio de todos os vereadores.

Além do presidente da Câmara, o vereador Robson Ricci, que é jornalista, encampou o pedido e fez uma indicação ao prefeito solicitando a vacina.

Apoio à reivindicação

Desde o recebimento do pedido, o prefeito se mostrou favorável à vacinação dos jornalistas e profissionais de imprensa em nota divulgada no mesmo dia. Ele salientou que: “Sou totalmente favorável a vacinar todas as categorias da linha frente de trabalho neste momento de pandemia, em especial os profissionais de imprensa, responsáveis por levar a informação aos cidadãos. A imprensa presta um serviço da maior relevância em situações de emergência como a que enfrentamos neste momento. Embora o calendário de vacinação seja definido pelos programas Nacional e Estadual de Imunização, vou envidar esforços para convencer as autoridades de saúde a considerar o justo pleito dos jornalistas” salientou Edinho.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo